Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Workspace agora é gratuito para todos; veja o que muda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2021 às 10h57

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google Workspace (antes conhecido como G Suite) se tornou gratuito para todos os usuários nesta segunda-feira (14). A experiência integrada do Google que era exclusiva para assinantes foi liberada para contas comuns, oferecendo facilidades interessantes para produtividade e colaboração em projetos através da Conta Google.

Usuários que não viam vantagem na assinatura do Workspace não terão sua experiência afetada de nenhuma forma. Praticamente, o Gmail continua sendo o mesmo para todos, mas quem utiliza a ferramenta com frequência (principalmente para trabalho) aproveitará a integração do cliente de correio eletrônico com Agenda, Chat, Meet, Docs, Planilhas e Apresentações sem gastar nada por isso.

Continua após a publicidade

O Google imagina pessoas comuns experimentando a integração de seus serviços para a realização de atividades em equipe. Em exemplos, a companhia sugere que o Workspaces seja usado para promover causas, ajudar em reuniões familiares ou decidir temas para discussão em clubes de livros. Assim como na época em que era exclusivamente pago, a porta para as ferramentas colaborativas está no Gmail. A partir dele, basta habilitar o Google Chat para acessar a experiência integrada.

Além disso, a liberação do Workspaces também inclui as novidades do Smart Canvas, anunciadas durante o Google I/O deste ano. O pacote inclui uma série de ferramentas para facilitar a colaboração em projetos em editores do Google e, como sempre, um grande reforço na integração de serviços da companhia.

Depois disso, o usuário não deve notar mudanças drásticas, contudo, algumas das capacidades do serviço (como mencionar usuários em tarefas e apresentar documentos, planilhas ou slides diretamente em videoconferências do Meet) já estarão disponíveis.

Continua após a publicidade

Google Chat renovado

Ainda nesse pacote, o Google anunciou que as salas do Chat evoluirão para “Espaços”. Segundo a companhia, a mudança ampliará ferramentas organizacionais para equipes de trabalho e tornará a interface mais flexível para “ajudar times e indivíduos” a entenderem tudo que é importante.

Os espaços do Google Chat quase se tornam uma ferramenta completa de comunicação corporativa como o Slack e o Microsoft Teams, mas com a vantagem da ligação íntima ao ecossistema da Gigante das Pesquisas. As adições permitem que contatos colaborem em projetos de forma simplificada e sempre com chats à disposição para fazer comentários.

A ferramenta inclui o encadeamento de tópicos, reações com emojis e uma nova disposição de ferramentas para facilitar a atuação em conjunto. Segundo o Google, o Espaços chegará aos usuários ao longo dos próximos meses.

Continua após a publicidade

Novo plano do Workspaces para pequenas empresas

Para ampliar o próprio serviço, o Google também introduziu um novo plano de assinatura, o Workspace Individual. A companhia pretende alcançar os proprietários de pequenos negócios com “capacidades premium” e recursos que não foram incluídos na edição gratuita da integração, como reuniões profissionais mais longas e marcações inteligentes de compromissos no Google Agenda.

A opção de assinatura ainda não está disponível, mas chegará “em breve” para usuários dos Estados Unidos. Por lá, o Workspace Individual custará US$ 9,99 ao mês — a novidade foi confimada para Brasil, Canadá, México, Austrália e Japão, mas o preço por aqui ainda não foi confirmado.

Fonte: Google