Publicidade

Google vai exibir ícones de sites em buscas no PC

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Mitchell Luo/Unsplash
Mitchell Luo/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google voltou a adicionar os ícones de sites, chamados favicons, em consultas feita em computadores. Esse visual já tinha surgido no começo de 2020, mas foi removido e agora parece ter retornado.

Logo acima da URL de cada site, o usuário começará a ver o nome da página em tamanho expandido e um ícone grande à esquerda. No padrão antigo, esse local tinha apenas o endereço, o que poderia confundir as pessoas na hora de diferenciar os sites.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os conteúdos patrocinados aparecem destacados em negrito logo acima de tudo quando este tipo de resultado for mostrado. A ideia é não fazer com que a busca orgânica se sobressaia aos conteúdos pagos, afinal estes precisam gerar retorno para o cliente.

Ícones e nomes de site na Pesquisa do Google

Em outubro do ano passado, a Pesquisa do Google para celulares recebeu os favicons e nomes de site um pouco maiores. Essas duas mudanças chamaram a atenção, mas estavam restritas ao Android e ao iOS. Agora, esse visual chega finalmente para a versão web nos desktops.

Esse uso de favicons na busca para dispositivos móveis obrigou desenvolvedores a usarem ícones em resolução maior. Muitos ainda usam o padrão antigo, quadrado, mas os mais recentes já entregam visuais circulares e com um visual otimizado.

O visual alterado do Buscador do Google começou a ser atualizado na manhã de quarta-feira (8). A estimativa é de entrega global e gradual para os usuários nos próximos dias.

A Gigante das Buscas tem trabalhado bastante para otimizar a pesquisa em PCs e celulares. Um exemplo é a introdução do Multisearch, que permite pesquisar usando imagem e texto complementar para oferecer mais contextualização ao algoritmo. O Bard, uma IA de conversa natural, também é outra solução que pode ser introduzida para melhorar os resultados apresentados ao usuário.