Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai deixar de monetizar conteúdos que negam as mudanças climáticas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Outubro de 2021 às 17h05

Link copiado!

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay
Tudo sobre Google

O Google afirmou que não vai mais exibir anúncios em vídeos ou páginas que neguem as mudanças climáticas. A novidade deve começar a vigorar a partir do próximo mês e afetar, por exemplo, a monetização destinada a proprietários de canais do YouTube ou blogs opinativos que apresentem conteúdos que contrariem o consenso científico a respeito das alterações climáticas causadas por ação humana.

Segundo a Gigante das Buscas, a decisão foi embasada em pedidos de parceiros de publicidade que expressaram preocupação em ter suas empresas ou marcas vinculadas a conteúdos com alegações imprecisas sobre o tema. De igual forma, os criadores de conteúdo também disseram não querer anúncios deste teor estampados em suas páginas ou vídeos.

Em razão disso, o Google decidiu proibir a monetização de conteúdo que contradiga "um consenso científico bem estabelecido sobre a existência e as causas das mudanças climáticas". Conteúdos que tratem o assunto como uma farsa ou uma fraude, alegações que neguem tendências de longo prazo sobre o aquecimento global ou afirmações que contradigam conceitos sólidos acerca da emissão de gases do esfeito estufa devem ser punidos a partir de agora.

Continua após a publicidade

A empresa afirma que será feita uma minuciosa avaliação do contexto em que são efetuadas tais afirmações para diferenciar conteúdos que tratem afirmações falsas como fato de materiais que debatem ou comunicam esse tipo de coisa. O Google também garante que não tomará medidas acerca de tópicos relacionados ao clima, como debates públicos, impactos das alterações, novas investigações ou descobertas científicas.

Os lançamentos recentes da companhia revelam uma preocupação imensa com as mudanças climáticas. Ontem, a empresa anunciou a criação de um espaço específico na busca para trazer dados, informações e notícias de fontes confiáveis sobre o clima, além de adicionar ferramentas no Maps e no Shopping para ajudar o usuário a ter atitudes mais alinhadas à saúde do meio ambiente. 

Fonte: Google