Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google testa widgets na página inicial do buscador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Fevereiro de 2022 às 17h02

Link copiado!

Reprodução/9to5Google
Reprodução/9to5Google
Tudo sobre Google

O Google pode começar a exibir alguns cartões utilitários de acesso rápido na página inicial do buscador para PCs. Ao acessarem a página logados na conta, alguns usuários se depararam com um conjunto de widgets na parte inferior da tela, onde antes era apenas um espaço em branco vazio.

A ideia parece ser permitir a personalização de uma página exclusiva com a sua cara, como o próprio Google já tentou antes, ao mesmo tempo em que traz uma pegada ao estilo da guia "Discover". Esse modelo de descoberta funciona muito bem nos celulares, mas nunca emplacou em desktops.

Continua após a publicidade

Até agora, foram identificadas seis ferramentas utilitárias diferentes que oferecem informações imediatas sobre assuntos de interesse do usuário. São elas:

  • Clima
  • Tendências
  • O que assistir
  • Ações/Mercado
  • Eventos locais
  • Notícias da covid-19

Os widgets são bem autoexplicativos e fazem exatamente o que se espera deles. No caso do Clima, por exemplo, o site usa os dados de geolocalização para relatar a previsão do tempo de três dias, além de como é a situação no momento. Já o atalho para as tendências pode trazer os principais assuntos em alta, como já ocorre na versão do buscador para celulares.

Widgets no buscador do Google

Continua após a publicidade

Em "O que assistir", o Google ressalta os programas em alta em serviços de streaming, como filmes e séries mais vistos na Netflix ou no Prime Video, além de estreias de cinema. Na parte de Ações, o sistema entrega alguns índices da bolsa de valores e principais moedas — o que pode ser personalizado se você for um investidor.

A área sobre a covid-19 traz as notícias mais recentes publicadas em veículos de imprensa respeitados, assim dá para ficar melhor informado logo de cara. E, por fim, os eventos locais também usa a localização para trazer acontecimentos próximos ao usuário, como shows e exposições, embora não hajam muitos em momento de pandemia.

Por enquanto, tudo ainda está bastante cru e precisa ser melhor trabalhado. É possível que o Google veja como será a reação dos seus usuários para decidir se fazem o negócio crescer ou se voltam para o modelo atual. Quem não curtir poderá desativar completamente com o botão "Ocultar conteúdo" na parte inferior da tela.

Continua após a publicidade

Nem todas as contas terão acesso a esses cartões ainda, e provavelmente os testes são limitados a alguns países — não está claro se o Brasil está incluso. De qualquer forma, é preciso aguardar mais informações do Google para saber se essa novidade vai vingar, especialmente para quem era acostumado com a interface limpa do principal site de buscas do planeta.

Fonte: 9to5Google