Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs ganhará resumos gerados por IA e diversas outras novidades em breve

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Fevereiro de 2022 às 15h56

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google atualizou seu pacote de produtividade do Workspace e em breve os usuários do Google Docs terão acesso a diversas ferramentas do Smart Canvas, anunciado no ano passado — resumos de texto gerados por inteligência artificial (IA) e templates colaborativos no docs são algumas delas.

Um dos recursos principais trazidos pela nova atualização é o resumo de texto gerado por inteligência artificial (IA), que poderá ser acessado em uma barra lateral no lado esquerdo da tela do editor. A funcionalidade também permitirá que os usuários editem de forma manual o texto gerado automaticamente, se necessário.

Continua após a publicidade

“Para o Docs, é difícil saber quais textos valem a pena ser lidos mais profundamente ou como entender rapidamente os destaques sem ter que ler tudo”, escreveu o gerente de produto do Google Workspace, Vishnu Sivaji.

"É por isso que estamos introduzindo os resumos gerados automaticamente no Docs que fornecem uma breve visão geral dos principais pontos de um documento, para que você possa analisar rapidamente as informações importantes e priorizar onde se concentrar", completou.

Colaboração em rascunhos e mais

Além dos resumos por IA, a atualização também trouxe um recurso que permitirá a colaboração em rascunhos do Docs com outras pessoas e a exportação automática deles para o Gmail, com os "campos relevantes preenchidos automaticamente”.

Continua após a publicidade

O Google também adicionou um modo de interface mais responsivo que possibilitará a remoção das quebras de página, além da criação de uma área que se ajustará de acordo com o tamanho da tela do dispositivo usado.

Integração com o Maps

Outro detalhe é que em breve os usuários vão poder adicionar um "smart chip" do Maps — que fornece informações sobre um local específico — em qualquer documento, por meio do atalho arroba (@).

Continua após a publicidade

Com o "chip" inserido no arquivo, um link com o logotipo do Maps aparecerá e, quando o usuário passar com o mouse por cima dele, informações importantes sobre o local serão exibidas em uma janela de visualização separada.

O recurso “smart chips” foi implementado pelo Google no ano passado e atualmente possibilita a incorporação de arquivos, datas, modelos e pessoas em um documento por meio do arroba. O usuário pode usar o atalho para localizar informações de contato dos colegas de trabalho com maior facilidade, por exemplo.

Continua após a publicidade

Até o momento, o Google não deu mais detalhes sobre a previsão de lançamento das novas ferramentas, mas espera-se que estejam disponíveis já nas próximas semanas.

Planilhas também ganha novidades

O editor de planilhas do Google também terá uma nova ferramenta para correções de fórmulas e ajudará os usuários a extrair insights de seus dados com mais facilidade.

O software permite que os usuários criem fórmulas e algoritmos simples que executam tarefas, como calcular a média de três números, usando dados nas células da planilha como entrada.

Continua após a publicidade

A funcionalidade de correções de fórmula recém-adicionada apontará se um modelo contém erros e fornecerá sugestões de solução de problemas.

O novo recurso de correção de fórmulas no Planilhas surge alguns meses depois que a Microsoft anunciou uma grande atualização para seu editor de planilhas Excel — principal concorrente do programa do Google.

Fonte: Google