Google testa leitura por voz de resumos que aparecem nas buscas
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Os snippets são aqueles pequenos trechos de uma publicação que o Google destaca durante uma pesquisa, geralmente extraídos dos parágrafos do texto ou editados manualmente pelos responsáveis pelo site a fim de apresentar um resumo ao usuário. Quando considera o resultado relevante, o mecanismo de busca coloca o fragmento em destaque.
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Agora, o buscador está testando um botão para permitir ouvir aquele pedaço de texto separado em voz alta. Por meio do chamado “Hear this out loud”, a empresa parece querer atingir pessoas com deficiência visual, afinal não faria muito sentido usar o recurso para algo tão curto quanto um snippet.
O Google já oferece tecnologia como uma opção de acessibilidade nos Chromebooks, mas é a primeira vez que surge algo similar na busca orgânica. Resta saber se isso terá algum tipo de impacto em termos de ranqueamento de sites e se será possível usar o recurso com técnicas de SEO.
Esta novidade foi identificada pela primeira vez na Índia, mas também pode estar em testes em outros locais — e, por enquanto, só funciona na versão para computadores de mesa e notebooks. Em experimentos realizados aqui no Brasil, o Canaltech não conseguiu acessar, o que indica que pode levar algum tempo até a leitura de snippets destacados chegar ao país.
Como não há manifestação oficial do Google sobre isso, o jeito é aguardar para saber o que vem por aí e se a funcionalidade será liberada para todos os usuários.
Fonte: SERoundtable