Publicidade

Google remove anúncio da IA Gemini com tema olímpico após críticas

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Google decidiu parar a veiculação de um anúncio da IA Gemini após enfrentar uma série de críticas. O comercial, intitulado "Dear Sydney", mostrava um pai usando o Gemini para ajudar sua filha a escrever uma carta para a atleta olímpica Sydney McLaughlin-Levrone.

No anúncio de 60 segundos, o pai explica que deseja que a carta seja perfeita e pede ao Gemini para escrever o material elogiando a atleta e incluindo uma piada no final.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A reação nas redes sociais foi imediata, com muitos criticando o uso da IA para uma tarefa que deveria ser pessoal e autêntica.

“Obviamente, há circunstâncias especiais e pessoas que precisam de ajuda, mas como uma história geral que mostra que ‘ela nem precisou escrever nada sozinha’ é péssima”, escreveu a apresentadora do podcast Pop Culture Happy Hour, Linda Holmes, em post no Threads. “Quem quer uma carta de fã escrita por IA?”, provocou.

This commercial showing somebody having a child use AI to write a fan letter to her hero SUCKS. Obviously there are special circumstances and people who need help, but as a general “look how cool, she didn’t even have to write anything herself!” story, it SUCKS. Who wants an AI-written fan letter?? — Linda Holmes (@lindaholmes.bsky.social) Jul 27, 2024 at 9:48

Resposta do Google

Em comunicado, o Google afirmou que “embora o anúncio tenha sido testado bem antes de ir ao ar, decidiu retirá-lo da programação olímpica após o feedback negativo”.

Apesar da remoção, a Big Tech defendeu a intenção do anúncio, ressaltando que a IA pode ser uma ferramenta útil para iniciar processos criativos. “O Gemini pode fornecer um ponto de partida ou um rascunho inicial para alguém que procura ideias para sua escrita”, informou a companhia.

A empresa destacou ainda que o anúncio foi desenvolvido para celebrar a equipe olímpica dos EUA e mostrar a interação real entre um entusiasta de atletismo e seu pai.

O episódio ressalta as dificuldades enfrentadas pelas empresas de tecnologia ao promover o uso da IA. A controvérsia segue a um incidente semelhante com a Apple, que também enfrentou críticas por um anúncio que utilizava IA para promover um novo iPad.

Continua após a publicidade

O anúncio ainda pode ser visualizado no canal do YouTube do Google, mas não será mais exibido durante a cobertura dos Jogos Olímpicos.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*