Google passará a exibir letras de músicas nos resultados de pesquisa

Por Redação | 28 de Junho de 2016 às 08h34

O Google anunciou uma parceria com a LyricFind, empresa administradora de licenças de composições musicais, para adicionar letras de músicas diretamente nos resultados de buscas feitas no site. Deste modo, os usuários que estiverem interessados em saber qual a letra de uma determinada canção poderão encontrá-la no próprio Google, sem a necessidade acessar algum outro site.

A novidade será disponibilizada em breve e começará a funcionar apenas nos Estados Unidos para depois ser expandida para outros países. O novo recurso funciona de maneira simples, muito similar à conversão de moeda que o Google realiza, por exemplo: ao digitar o nome de uma música e do artistas, o buscador irá apresentar a maior parte da letra dentro do próprio resultado de pesquisa. O restante da composição poderá ser visto por meio de um link que leva a uma página da LyricFind.

A LyricFind é a maior licenciadora de composições musicais do mundo e opera em mais de 100 países, incluindo o Brasil, onde conta com parcerias junto às maiores distribuidoras de músicas independentes locais. Para Darryl Ballantyne, CEO da LyricFinder, os compositores conseguirão arrecadar "milhões de dólares", já que "os direitos são pagos com base no número de vezes em que uma composição é vista".

O serviço da LyricFind pode ser comparado aos serviços de streaming, como Spotify, Apple Music e Tidal, que também negociam com detentoras de direitos pare remunerar artistas e compositores, que ganham uma porcentagem do dinheiro gerado a cada acesso. A empresa foi uma das pioneiras em negociar com compositores e tornar a exploração de letras musicais um negócio legalizado.

Para os sites que atualmente sobrevivem da exibição de letras e composições musicais, a nova funcionalidade do Google pode reduzir de maneira drástica a quantidade de acessos. Com as composições sendo exibidas diretamente no buscador, não haveria razão para os usuários acessarem uma página terceirizada.

Fonte: LyricFind