Publicidade

Google explica quais os principais comportamentos de usuários em seu buscador

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Google
Google
Tudo sobre Google

O Google divulgou uma publicação em que explica quais são os principais comportamentos dos usuários em seus mecanismos de busca. Segundo a empresa, o post oficial é uma reposta a acusação recente de que grande parte das buscas não leva usuários para algum determinado site.

De acordo com Danny Sullivan, responsável pelo setor de buscas da empresa, a maioria das entradas de pesquisas realmente resulta no que é chamado de “zero click”. Ou seja, não levam o usuário para um site fora do buscador. Contudo, o executivo aponta que isso é normal e explica o porquê.

Primeiro, em grande parte das vezes, o usuário não usa as palavras corretas para chegar ao resultado que ele espera. Sullivan dá o exemplo da procura por “tênis”, por exemplo. “Após olhar os resultados, o usuário pode perceber que ele, na verdade, está querendo um ‘tênis preto'. Este caso seria considerado um zero click, pois a busca não resultou imediatamente em um click para um site”, explica. Ele aponta que há casos em que pessoas refazem a busca, três a quatro vezes, gerando este montante de procuras que não geram links para website.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, Sullivan relata que usuários entram no buscador do Google somente para checar informações rápidas, algo que se tornou ainda mais comum com informações sobre a COVID-19. Por exemplo, para encontrar resultados de jogos, previsão do tempo, conversões de moedas. Também nestes casos, não há link gerado para nenhum site. A empresa passou a adicionar cartões informativos logo no topo dos resultados o que não necessariamente levaria para algum site em específico. O mesmo aconteceu durante as eleições norte-americanas, quando os dados do pleito passaram a ser atualizados direto nesses cartões.

Outro comportamento comum da plataforma está na procura por informações sobre serviços, restaurantes e bares. Segundo Sullivan, muitos usuários buscam somente saber horário de funcionamento, endereço e avaliações de uma empresa, sem necessariamente entrar em um site para isso. “Por mês, o buscador conecta pessoas a mais de 120 milhões de negócios que não têm um site”, lembra o executivo.

Por fim, o último comportamento do usuário citado nesse post do Google é ser direcionado para algum aplicativo. Sullivan comenta que, no caso de buscar por filmes, séries, músicas e outros, o internauta é levado diretamente para um app, caso o tenha instalado no PC e smartphone. Aqui, a bsca também não é contabilizada como se tivesse levado alguém para um site, embora tenha sido bem-sucedida.

Fonte: Google