Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs aprimora conversão de PDFs para documentos editáveis

Por| 30 de Novembro de 2020 às 23h20

Link copiado!

Google Docs aprimora conversão de PDFs para documentos editáveis
Google Docs aprimora conversão de PDFs para documentos editáveis
Tudo sobre Google

Os mais velhos certamente se lembrarão: houve uma época em que editar arquivos PDFs era um verdadeiro parto. Não existiam softwares gratuitos capazes de abrir esse tipo de documento de forma editável, e, mesmo quando as primeiras soluções do tipo começaram a ser disponibilizadas de graça, elas falhavam miseravelmente em manter a diagramação original da página. O resultado era uma formatação altamente confusa e desorganizada.

Até esta segunda-feira (30), o cenário não era muito diferente para quem usava o Google Docs para tentar editar um PDF. Felizmente, o Gigante das Buscas acaba de anunciar uma série de aprimoramentos em sua plataforma que prometem tornar sua vida mais fácil na hora de trabalhar com tal extensão — basicamente, o serviço vai fazer tudo o que for possível para manter a diagramação original do documento.

Continua após a publicidade

Em um GIF de exemplo divulgado junto com o comunicado oficial, o Google demonstra o quanto o Docs ficou bom em respeitar o posicionamento correto de imagens, tal como manter textos em curvas, preservar formatações básicas (itálico, negrito, sublinhado etc.) e até mesmo recriar tabelas inteiras. Se tudo funcionar como o prometido, editar PDFs, finalmente, se tornará uma tarefa bastante simples e rápida.

A atualização começa a ser distribuída já nesta segunda-feira, sendo oferecida gradualmente ao longo desta semana. Infelizmente, a novidade, por enquanto, não chegará aos consumidores finais, sendo exclusiva de clientes corporativos do Workspace e do G Suite for Education. Porém, uma vez que as melhorias tenham uma boa aceitação entre tal público, não há motivos para que o Google não as aplique no produto como um todo.

Fonte: Google Blog