Como criar planilhas dinâmicas no Google Docs

Como criar planilhas dinâmicas no Google Docs

Por André Lourenti Magalhães | 28 de Outubro de 2020 às 15h05

As planilhas dinâmicas são um recurso muito interessante para quem precisa realizar cálculos ou cruzar dados dentro de uma planilha já existente. Dessa forma, é possível calcular a média de salário de uma equipe, o número total de vendas de um produto, entre outras situações. Através do Google Planilhas, um editor incluso no Google Docs, é possível acessar essa funcionalidade em poucos passos.

O procedimento permite criar uma planilha usando as colunas como fonte para os dados. Entre as funções disponíveis para valores, é possível calcular soma, média, valores mínimo e máximo, entre outras opções. Assim como os arquivos do Google Planilhas, pode ser compartilhada e acessada por várias pessoas ao mesmo tempo. Veja como criar!

Google Docs: como criar planilhas dinâmicas

Passo 1: acesse docs.google.com/spreadsheets e abra uma planilha de sua escolha;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 2: selecione as células que deseja utilizar na planilha dinâmica. É importante que todas as colunas tenham cabeçalho na primeira linha. Em seguida, clique em "Dados";

Selecione os dados (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: dentro da aba "Dados", selecione a opção "Tabela dinâmica";

Crie uma tabela dinâmica (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: confirme o intervalo de dados e escolha se deseja criar a tabela em uma nova página ou dentro de uma página existente;

Escolha onde incluir a tabela (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 5: em seguida, a tabela será criada, e cabe ao usuário configurá-la. Selecione o campo "Adicionar" para criar linhas e colunas com os dados selecionados;

Adicione linhas e colunas para a tabela (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 6: escolha uma das colunas da planilha selecionada para adicionar à tabela. A plataforma faz a alteração automaticamente;

Use os dados oferecidos para montar a tabela (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 7: em seguida, no campo "Valores", é possível realizar operações matemáticas com os dados de uma coluna selecionada. A fórmula padrão usada é a de soma ("SUM"), mas pode ser alterada;

Adicione valores (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 8: escolha uma fórmula para utilizar no campo "Valores", como média ("AVERAGE") ou valor máximo ("MAX"). A conta será feita diretamente na tabela.

Use diferentes fórmulas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Em qual situação você utiliza tabelas dinâmicas? Comente!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.