10 sites que oferecem videoaulas gratuitas e em português

Por Fernanda Morales | 07.05.2013 às 13:53

Muitas instituições de ensino no mundo e também no Brasil estão investindo na disponibilização de conteúdos de aulas, com temas variados, gratuitamente e para todos os interessados. Na última semana, foi a vez da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançar seu portal com videoaulas, seguindo os passos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que desde 2012 disponibilizam centenas de aulas online.

Universidades, instituições de ensino técnico, entidades civis e até professores estão dedicando parte de seu tempo para a produção de novos conteúdos educativos e, com isso, permitir que mais pessoas tenham acesso à educação. Muitos portais produzem seu próprio conteúdo, gravam aulas presenciais em universidades ou até traduzem as aulas que são disponibilizadas gratuitamente no exterior para os internautas brasileiros.

Algumas páginas permitem que os usuários acessem seus vídeos educativos de forma livre e 100% gratuita, outras solicitam que os usuários façam um breve cadastro para ter acesso aos conteúdos das aulas e até para fazer exercícios relacionados à matéria. E alguns outros sites garantem acesso gratuito a determinados conteúdos e exigem o pagamento de uma taxa mensal para que os usuários possam assistir outras aulas. Confira abaixo uma lista com 10 opções de páginas com vídeoaulas gratuitas e em português:

1. e-Unicamp

Sites videoaulas grátis

O portal da Unicamp, criado em abril de 2013, está repleto de conteúdos produzidos pelos mestres da própria universidade em forma de vídeos, gráficos, animações, ilustrações e outros materiais interativos. Sem pagar nada por isso, os visitantes poderão acessar os conteúdos relacionados às áreas de humanas, biológicas e exatas.

2. e-Aulas USP

Sites videoaulas grátis

As aulas em vídeo para o portal da USP, criado em setembro de 2012, foram produzidas em parceria com a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) e, atualmente, o site conta com 19 cursos gratuitos nas áreas de exatas, humanas e biológicas.

3. Unesp Aberta

Sites videoaulas grátis

Criado em junho de 2012, o site oferece conteúdos gratuitos criados com base nas grades curriculares dos cursos da instituição, que são "cursos livres, sem assessoria pedagógica (tutoria), avaliação e certificação".

4. Seja Bixo


O portal Seja Bixo é voltado para o universo dos vestibulares e vestibulandos, trazendo notícias e informações sobre carreiras, provas e universidades. Junto com esse material, o site também disponibiliza videoaulas gratuitas com as matérias cobradas nos vestibulares e, acompanhando os vídeos, estão slides com as informações dadas durante as aulas.

5. Videoaulas Brasil

O site Videoaulas Brasil conta com cursos online e aulas em vídeo gratuitas com temas que variam de programação, edição de imagens, e-commerce, redes, software e linguagens. A plataforma do site também permite que os usuários colaborem com novos vídeos educativos apenas fazendo o upload de seu conteúdo, hospedado em alguma plataforma popular como, por exemplo, o YouTube.

6. Academia Khan em português

Sites videoaulas grátis

A página conta com as aulas do professor Salman Khan traduzidas para o português. Com uma linguagem informal e muito didática, Khan, famoso em todo o mundo por seu projeto de ensino virtual, apresenta conteúdos do ensino fundamental e médio na área de exatas.

7. Veduca

Sites videoaulas grátis

O Veduca, criado em março de 2012, reúne aulas em vídeo de cursos de graduação e pós-graduação presenciais de importantes universidades brasileiras e internacionais. O site também reúne algumas das principais palestras realizadas durante as conferências TED Talks.

8. Site do Estudante

A página conta com videoaulas sobre todas as matérias escolares, incluindo Matemática, Português, Redação, Química, Física, História, Gramática e Geografia. Os visitantes poderão ter acesso rápido e fácil a aulas em vídeo divididas por temas e categorias, além de contar com apostilas de exercícios.

9. Calcule Mais

Sites videoaulas grátis

Seguindo a ideia do Academia Khan, um estudante de engenharia começou a disponibilizar videoaulas gratuitas que ajudam os alunos a entenderem alguns dos principais conceitos da matemática.

10. Você aprende agora

Sites videoaulas grátis

A página oferece um curso de inglês gratuito para os internautas seguindo o material produzido pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, desde 2011. Os visitantes poderão assistir às aulas gratuitamente, assim como receber a correção de até 10 exercícios por módulo, e para os interessados em um aprendizado mais amplo, o site disponibiliza pacotes pagos.