Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google anuncia projeto para bancar o jornalismo digital

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Abril de 2022 às 10h20

Link copiado!

Divulgação / Google
Divulgação / Google
Tudo sobre Google

O Google acabou de abrir as inscrições para a 3ª edição do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) para países da América Latina. O objetivo é selecionar projetos inovadores no segmento de jornalismo digital, que ajudem organizações, veículos de notícias e jornalistas a criar novos modelos de negócios.

Uma das maiores dificuldades do jornalismo no Brasil e vizinhos é construir um ecossistema sustentável, principalmente em termos financeiros. Os selecionados devem receber um patrocínio de até US$ 250 mil (cerca de R$ 1,1 milhão) para desenvolver 70% dos produtos ou serviços propostos.

Continua após a publicidade

Estão aptos a se candidatar veículos de internet ou jornais tradicionais, rádios, profissionais freelancers e organizações não governamentais (ONGs) que estejam na América Latina. É preciso estruturar todo o projeto da melhor maneira possível para apresentá-lo no ato da inscrição, que deve ocorrer até 7 de junho de 2022.

A expectativa é apresentar boas práticas e as ferramentas usadas pelas empresas vencedoras para ajudar que outras em desenvolvimento. Com o desafio, o Google quer oferecer os "instrumentos certos" para os jornalistas latino-americanos alcançarem seu público por intermédio de produtos eficazes, assertivos e rentáveis.

Estas são as áreas sugeridas pelo Google para participação:

  • Aumento do engajamento da audiência
  • Desenvolvimento e diversificação de modelos de negócios
  • Novos métodos de distribuição de conteúdo
  • Combate à desinformação
  • Aumento da confiança no jornalismo
  • Estratégias para alcançar novos públicos
  • Melhoria da eficiência dos fluxos de trabalho nas redações
  • Novas tecnologias para os veículos e para o jornalismo
Continua após a publicidade

Incentivo ao bom jornalismo

A iniciativa é parte do conjunto de ações da gigante das buscas para ajudar no desenvolvimento das notícias mundiais, com o intuito de "encontrar alternativas economicamente sustentáveis". As redações de grandes veículos de informação passam por crise de arrecadação, que já duram muitos anos, fruto na queda na venda de jornais impressos e assinaturas.

Em razão disso, muitas optam por adotar o sistema de paywall, no qual o usuário precisa pagar para ter acesso a informações. Esse modelo, além de não trazer o retorno esperado para os sites, ainda é apontado com uma das causas para aumento das fake news, já que o cidadão acaba privado de informações de fontes confiáveis.

O primeiro Desafio da GNI na América Latina ocorreu em 2019 e teve mais de 300 projetos inscritos, sendo que 30 propostas de dez países foram selecionadas. Na segunda edição, realizada no ano passado, oito projetos foram do Brasil, como o da Associação Fiquem Sabendo, Folha de S. Paulo, Estado de Minas, AzMina, Projeto #Colabora, Marco Zero Conteúdo, Rede Gazeta e AppCívico.

Continua após a publicidade

Como participar?

Para participar, as inscrições devem ser feitas preferencialmente em inglês pelo site do Desafio da Inovação. Lembre-se que o projeto deve estar completo e ser submetido até 21h do dia 7 de junho de 2022.

Será necessário produzir uma apresentação de slides explicativa, a partir do modelo disponibilizado no site do Google. A empresa diz que fará uma sessão em português para tirar dúvidas dos participantes no canal da GNI no YouTube no dia 3 de junho, às 19h (horário de Brasília).

Essa pode ser a oportunidade para o seu projeto inovador em jornalismo obter o destaque merecido, além de contar com um financiamento muito bom para desenvolvê-lo plenamente.

Continua após a publicidade

Fonte: Google