Publicidade

Google alerta para importância de lavar as mãos em novo Doodle

Por| 20 de Março de 2020 às 17h35

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Google

“Lava outra, lava uma mão / Lava outra mão, lava uma mão”. Quem cresceu nos anos 1990 no Brasil dificilmente nunca escutou a música Lavar as Mãos, de Arnaldo Antunes, cujo clipe foi inserido em diversos capítulos de Castelo Rá-Tim-Bum. Para esta geração e as que vieram depois, a importância lavar as mãos já é tão natural que nem passa pela nossa cabeça que nem sempre foi assim.

Pouca gente deve conhecer o Dr. Ignaz Semmelweis, médico húngaro que ficou conhecido por sua insistência em ensinar os médicos a lavarem as mãos. Sim, pode parecer algo absurdo para nós, mas os médicos ignoravam a assepsia antes de atender um paciente ou fazer uma cirurgia até cerca de 150 anos atrás.

Em meio à pandemia da COVID-19, o Google resolveu colocar o médico, considerado um dos pioneiros do assunto, em evidência. Semmelweis ilustra o mais recente Doodle, com um vídeo (acima) que cronometra o tempo indicado para lavar as mãos de maneira correta (40 segundos com água e sabão), para realmente acabar com a maior parte dos germes e reduzir o contágio do novo coronavírus.

Continua após a publicidade

Em meados do século XIX, o médico húngaro sugeriu que o número de infecções pós-parto e, consequentemente, a mortalidade infantil, poderiam diminuir caso os médicos simplesmente lavassem as mãos antes de realizar o parto. Na época, por não oferecer explicações científicas consideradas satisfatórias, ele enfrentou resistência de seus pares, que inclusive se ofenderam com a sugestão de higienizarem as mãos.

Semmelweis foi nomeado residente-chefe na clínica de maternidade do Hospital Geral de Viena em 20 de março de 1847. A partir daí, sua mensagem começou a se espalhar e, com o tempo, acabou sendo adotada amplamente e, hoje, é obrigatório que um médico lave bem as mãos antes de atender um paciente. A história do húngaro foi contada no filme 'Semmelweis – O Início'.

Hoje, cerca de 150 anos depois, ainda há muita gente que torce o nariz para a importância de lavar bem as mãos. A OMS destaca bastante esse ponto, inclusive com campanha em rede social para tentar aumentar o alcance da mensagem.