Publicidade

Coronavírus: como manter a saúde mental em meio ao isolamento social

Por| 20 de Março de 2020 às 17h00

Link copiado!

Coronavírus: como manter a saúde mental em meio ao isolamento social
Coronavírus: como manter a saúde mental em meio ao isolamento social

Sim, a pandemia da COVID-19 está sendo responsável pelo isolamento da população, que está deveras preocupada com o cenário atual e os impactos disso no futuro. No entanto, em meio a essa quebra de rotina, muitos estão trabalhando em esquema de home office, sem poder sair de casa para espairecer, e um ponto muito importante também merece destaque: a saúde mental.

Com o advento do novo coronavírus, muitas atividades tiveram de ser cessadas, especialmente as que envolvem relacionamento humano, que é o caso da psicoterapia. Neste sentido, a tecnologia vira uma excelente ferramenta de auxílio, pela possibilidade dos atendimentos poderem ser feitos online.

É fundamental manter a saúde emocional em ordem, até para que tenhamos consciência e sensibilidade para lidar com a situação de maneira serena. Tendo isso em mente, a equipe do Canaltech conversou com os psicólogos Nataly Martinelli e Rafael Rodrigues (sócio da Solução Ativa) para entender o impacto do isolamento social na saúde mental das pessoas.

Isolamento é sofrimento?

Continua após a publicidade

Para Rafael, o ser humano é um ser social por natureza. "O isolamento social em si não deve ser visto como a causa de um sofrimento emocional, mas como um deflagrador de um sentimento que estava latente, ou seja, estava obscurecido pela sensação irrefletida de não solidão. Nesse caso, o acompanhamento psicológico é fundamental para que a pessoa compreenda si quais mecanismos esse isolamento social despertou nela em termos emocionais e para lidar com este momento de maneira mais fortalecida", aponta.

Nataly, por sua vez, traz à tona que o principal apoio psicológico é estar em contato com profissionais da saúde mental, seja dando continuidade a um tratamento em andamento, iniciando um novo ou até mesmo absorvendo conteúdos via sites, redes sociais e livros. "Além disso, é fundamental ter um canal aberto de comunicação com as pessoas que moram com você para que as relações afetivas e emocionais sejam mantidas", esclarece a psicóloga.

Rafael ressalta que, para manter a harmonia do nosso sistema psicológico, é sempre importante que façamos coisas diferentes daquelas que fazemos rotineiramente. "A distração tem esta função: ajudar a trazer harmonia para nosso universo psicológico. Já sabemos que todo comportamento unilateral, sem abertura ao diverso, ao diferente, pode ser danoso para o sistema psíquico, podendo levar até a doenças emocionais".

Continua após a publicidade

Muitos psicólogos recomendam atividade física e hobbies para a liberação de endorfina e serotonina. Mas, para muita gente, essas práticas requerem contato ou ambientes externos. Questionada sobre como fazer uma adaptação saudável para dentro de casa, Nataly afirma: "É o momento de sermos flexíveis e aprendermos um pouco mais sobre nós mesmos, também! Com certeza existem atividades que não sabemos ainda que gostamos e essa é a hora de testar. Dançar, pular corda, alongar: precisamos falar SIM para tudo e desconstruir o antigo 'não gosto disso'. O importante é movimentarmos nosso corpo e mente".

Em relação a isso, Rafael observa que nem todas as casas comportam necessariamente um espaço para atividades físicas, reconhecidamente saudáveis para nosso corpo e nossa saúde emocional. "Nesse caso, minha recomendação seria para fazer um trade-off (troca) e investir tempo em outras coisas que não eram feitas usualmente", diz o psicólogo. Ele aproveita para exemplificar: "leitura, cursos online, dedicar mais tempo de qualidade aos filhos, atividades manuais, visitar museus online, atualizar a lista de filmes. Essas ações não são iguais a atividades físicas, mas exigirão o uso de aspectos da nossa mente que não necessariamente são usados normalmente, e isso por si só, já é um exercício".

Quanto ao home office, Rafael também relembra que cada “home” é diferente. "Quem tem filhos pequenos, que também estão em casa, terá demandas que exigirão o cuidado com as crianças ao mesmo tempo que faz suas tarefas profissionais. Já quem mora sozinho ou somente com adultos, talvez tenha mais controle sobre as demandas de trabalho e do dia a dia da casa. Num contexto ou no outro, a melhor saída é tentar manter ao máximo da rotina praticada anteriormente, no que tange horário para acordar, horas dedicadas ao trabalho para que o foco não se perca com outras coisas que ficam mais acessíveis, mantendo a disciplina já praticada, o que mudará mais é o ambiente e menos as atividades em si", opina.

Evite o pessimismo e abrace a rotina

Continua após a publicidade

Segundo Edinei Santos, sócio da Psicologia Viva, plataforma de atendimento psicológico online, em momentos difíceis, em que a solução está fora do nosso controle, é normal que o pessimismo e o medo tomem conta dos nossos pensamentos. Por isso, ele trouxe à tona algumas dicas para que as pessoas consigam manter o equilíbrio mesmo em um cenário adverso.

Primeiramente, tomar cuidado com excesso de informações, ou seja, não ficar conectado o tempo todo com notícias negativas. Filtrar a quantidade e, principalmente, a fonte de informações. Edinei também recomenda cuidar do corpo: "Pratique exercícios, se alimente de forma saudável e preserve o seu tempo de descanso. Há vários aplicativos onde é possível fazer aulas de funcional, práticas de yoga e sessões de meditação sem precisar sair de casa".

Além disso, mesmo em casa, vale estabelecer horários para trabalho, lazer e autocuidado. Conectar-se com as pessoas, aproveitando a facilidade da tecnologia para conversar com amigos e familiares através das redes sociais também é um jeito de aproveitar bem esse tempo de reclusão. A última de Edinei é a seguinte: "Faça coisas que gosta. Ouvir músicas, ler um livro, assistir um filme... Aproveite o tempo disponível".

Tendo isso em mente, trouxemos algumas ideias para aproveitar esse tempo de quarentena, com atividades e soluções que podem te ajudar:

Continua após a publicidade

Terapia Online

O Conselho Federal de Psicologia chegou a incentivar a realização de atendimentos online, suspendendo temporariamente a obrigatoriedade da confirmação do cadastro e-Psi para iniciar o trabalho remoto. Com isso, facilitou que profissionais da psicologia atendessem por chamada de vídeo, principalmente com o intermédio de plataformas.

Uma delas, por exemplo, além da já citada Psicologia Viva, é a Vittude, que conecta psicólogos a pacientes, auxiliando também empresas a cuidarem da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores. Nos últimos dias, muitos usuários da plataforma optaram por alterar o atendimento presencial para o online. Além disso, houve um crescimento constante (cerca de 50% comparado a fevereiro) dos agendamentos de consultas online, especialmente de brasileiros que estão morando no exterior.

Segundo a Telavita, plataforma de psicoterapia online, houve um crescimento de 35% em sua base de usuários. Além disso, o número de empresas buscando fechar contratos e oferecer terapia aos seus colaboradores subiu mais de 200%. Tendo isso em mente, as startups que oferecem esse tipo de serviço estão sentindo um aumento considerável no número de usuários e empresas interessadas em consultas online com psicólogos.

Continua após a publicidade

Aprenda novos idiomas

Que tal aproveitar esse tempo de isolamento para aprender algo novo? A Deezer, plataforma global de streaming de áudio, oferece aos usuários um canal dedicado especialmente a podcasts de ensino de idiomas. Ao alcance de um clique e gratuitamente, o Canal Aprenda um Idioma traz diversas opções de podcasts dedicados ao ensino de mais uma dezena de idiomas: francês, espanhol, alemão, italiano, mandarim, japonês, coreano, russo, holandês, norueguês, árabe (sírio), hebraico e inglês.

Alguns desses idiomas têm podcasts em diversos níveis de aprendizagem. Uma das facilidades em investir no aprendizado de idiomas via podcast é a popularização do formato e o aumento no número de conteúdo. De acordo com pesquisa encomendada pela plataforma global de streaming, o consumo de podcasts no Brasil como um todo, não apenas de educação e nem só na Deezer, subiu 67% no Brasil.

Continua após a publicidade

Assista à Netflix com os amigos

Um jeito de encontrar a diversão é fazer uma sessão de filmes ou séries. Mas como fazer isso sem que se possa ir ao cinema, propriamente dito? Acontece que o Google Chrome conta com uma extensão chamada Netflix Party, que funciona da seguinte forma: sincroniza o conteúdo exibido em seu computador com dois ou mais outros computadores.

Para conseguir fazer a sessão em conjunto, todos os computadores que vão assistir à programação juntos devem baixar a extensão Netflix Party e usar o Google Chrome como navegador. Abra o link e clique em "+Usar no Chrome". em seguida, na janela que vai se abrir, clique em " Adicionar extensão". Depois de instalado, o Chrome irá exibir um ícone na parte extrema direita do cabeçalho com as iniciais "NP". Agora, escolha o filme que você quer ver com seus amigos. Quando o filme começar, clique sobre o ícone "NP" da extensão para iniciar o compartilhamento. Se escolher que apenas você vai poder controlar o filme, marque a caixa "Only I have Control", e em seguida, clique em "Start the Party".

Continua após a publicidade

Em seguida, a extensão criará um link. Clique sobre "Copy URL" para copiar o endereço e envie para as pessoas que irão assistir com você. Seus amigos deverão estar com suas contas Netflix logadas. Sendo assim, basta que eles copiem o link que você enviou e colem na barra do navegador para acessá-lo. Quando a página carregar, basta clicar no ícone "NP" novamente para sincronizar a reprodução do vídeo. Além disso, se quiserem, você e os seus amigos podem também conversar por chat.

Autocuidado e meditação

Alguns aplicativos podem te ensinar a praticar meditação e yoga, ou até conter a ansiedade. Relaxar é sempre bom, afinal, e que momento melhor para conhecer a si mesmo e buscar esse relaxamento do que esse tempo de isolamento? O aplicativo Headspace, por exemplo, pode ser utilizado gratuitamente, tanto em dispositivos iOS quanto em dispositivos Android. O app te ensina como respirar e meditar. Há exercícios para controlar a respiração, sono e euforia, buscando calma e foco.

Outro aplicativo que pode ajudar a relaxar é o Cíngulo: Terapia Guiada, que também está disponível para download na App Store e na Play Store. Nele, você encontra sessões diárias de autoconhecimento. O app também traz testes periódicos para você acompanhar seu estado emocional e ver a sua evolução, bem como sessões guiadas de meditação, um diário emocional para você anotar seus bons e maus momentos e refletir sobre o que aprendeu no dia.

Continua após a publicidade

Malhando em casa

Outra forma de se sentir bem em meio ao isolamento é aproveitar para fazer exercícios dentro de casa mesmo. Para ajudar nisso, há vários aplicativos que podem servir de guias. Por exemplo: com mais de 10 milhões de downloads, o Desafio 30 Dias Fitness permite que o usuário faça exercícios em casa aumentando a intensidade dos exercícios ao longo do tempo. Para facilitar o acesso aos desafios, o app conta com seção de treino de corpo inteiro, abdominal, glúteos, braços e pernas. Cada treino é dividido em planos: fácil, médio e difícil, contemplando iniciantes e experientes. Disponível para Android e iOS.

Outro exemplo é o BTFIT, que oferece aulas de ginástica diárias gratuitamente, que podem ser feitas em casa mesmo. Além disso, o app fitness trabalha com acompanhamento online com personal trainer, permitindo que os usuários sigam treinos personalizados. Para quem busca acompanhamento específico, a plataforma dispõe de seu serviço Premium, que conta com acesso ilimitado às aulas, além de programas de desempenho e participação de desafios. Também pode se baixado para Android ou iOS.