Publicidade

Google Ads ganha 'consultor de marketing' com IA para auxiliar nas campanhas

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Google Ads e o Google Analytics ganharão recursos de agentes de inteligência artificial, incluindo um “consultor de marketing”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) durante o Google Marketing Live, principal evento global de Ads e Commerce da empresa.

Com a atualização, as plataformas de gerenciamento de anúncios e de análise de dados do Google terão um “especialista” integrado que tira dúvidas, dá sugestões, analisa dados e resolve problemas complexos e “trabalha sozinho”.

Entre as novidades, está o “Consultor de Marketing”, agente de IA que está disponível em um painel lateral do Chrome. O serviço responde perguntas e oferece orientações diretamente nas páginas que o usuário navegar pela web, e será liberado nos Estados Unidos ainda neste ano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Consultor também recomenda e aplica estratégias de marketing, oferece insights e identifica oportunidades como onde colocar uma tag, onde colocar uma marcação e o que está faltando em algum anúncio.

Agentes de IA no marketing digital

O Google Ads conta com um chatbot integrado para auxiliar na criação de campanhas de pesquisa há dois anos. Segundo a big tech, mais de meio milhão de anunciantes usaram o recurso, e isso os impulsionou a levar os agentes de IA para o Ads e Analytics.

Com o agente de IA especialista, os clientes do Ads podem pedir recomendações personalizadas para as campanhas. A IA entregará sugestões de palavras-chave e de criativos, e, por ser autônoma, pode implementá-las sozinha.

Já no Analytics, o agente pode criar gráficos e fluxogramas com insights e tendências, para que o usuário explore com facilidade os dados da plataforma. 

Os agentes especialistas estão em fase Beta, e, por enquanto, apenas para usuários nos EUA. 

Continua após a publicidade

Durante o Google Marketing Live, a empresa anunciou outras novidades envolvendo IA, como um espaço para anunciantes no modo IA da busca do Google

Além disso, o “resumo com IA” existente na pesquisa já exibe anúncios, mas apenas no mobile. Agora, o espaço mostrará anúncios na versão do buscador para computadores nos Estados Unidos. 

Para criação de criativos mais atraentes, o Google anunciou que o Veo estará disponível no Merchant Center e no Ads para gerar vídeos com IA

O Smart Bidding Exploration é outro lançamento: com a IA, a ferramenta auxiliará os clientes do Ads a encontrar e  dar lances em consultas menos óbvias, a fim de aumentar o potencial do anunciante em cima de termos de pesquisa “esquecidos” e ajudar a encontrar novos leads qualificados. 

Continua após a publicidade

Veja também:

VÍDEO: Carregamento rápido NÃO estraga a bateria do seu celular em 2025, apesar dos mitos e verdades