Publicidade

Facebook vai 'cortar a grana' de contas que reutilizam vídeos de outros perfis

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
(Imagem: Reprodução/dlxmedia.hu/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/dlxmedia.hu/Unsplash)

A Meta estabeleceu novas medidas para combater conteúdos de spam no Facebook. A partir de agora, contas que reutilizarem vídeos, fotos ou textos de terceiros repetidamente terão o acesso à monetização suspenso por um período e sua distribuição reduzida.

As novas regras foram anunciadas após a empresa já ter adotado medidas contra a repetição de conteúdo alheio em abril. No primeiro semestre, a Meta puniu cerca de 500 mil contas por comportamento considerado spam, além de ter removido 10 milhões de perfis falsos que imitavam grandes criadores de conteúdo.

Quem poderá ser punido?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As novas medidas da Meta preveem punições para contas que reutilizarem conteúdos como vídeos, fotos ou textos de terceiros de forma repetida.

Na prática, a Meta pretende responsabilizar contas que publicam conteúdos com legendas longas e distrativas, que usam um número excessivo de hashtags ou que fazem publicações em que imagem e texto não possuem nenhuma relação entre si.

A empresa classifica esse tipo de prática como conteúdo não original, que reaproveita de forma recorrente o trabalho de outros criadores sem atribuição, beneficiando-se da criatividade e esforço alheios.

Quais são as consequências?

As consequências previstas incluem:

  • Programa de monetização suspenso por um período;
  • Distribuição de todos os seus conteúdos reduzida;
  • Distribuição de cópias de vídeos reduzidas. 

Outra medida, ainda em fase de testes, é a inserção de links em vídeos duplicados, direcionando os usuários para o conteúdo original dentro do Facebook.

Continua após a publicidade

Para saber se sua conta corre risco de penalidade, é possível verificar o status na tela inicial da Central de Suporte, disponível tanto em páginas pessoais quanto em perfis profissionais.

Leia mais:

VÍDEO: O que deu errado com o Metaverso do Facebook (Meta)?

Continua após a publicidade