Você sabe o que é DuckDuckGo? Conheça o concorrente do Google

Por Matheus Bigogno Costa | 22 de Julho de 2020 às 19h30

O DuckDuckGo é, atualmente, um dos principais mecanismos de busca e possui inúmeros recursos que visam a privacidade e a segurança dos dados de seus usuários. Segundo o site da plataforma, o mecanismo realiza quase 2 bilhões de buscas por mês e este número tende a aumentar.

A plataforma pode ser acessada diretamente em navegadores, mas também possui uma versão mobile, disponível para dispositivos Android e iOS. Confira abaixo o que é e como funciona o mecanismo de busca concorrente do Google!

O que é o DuckDuckGo?

O DuckDuckGo (Web | Android | iOS) é um mecanismo de busca que, assim como o Google ou o Bing, exibe resultados de links da web, notícias, imagens e vídeos. A plataforma foi lançada no dia 25 de setembro de 2008 pelo empreendedor Gabriel Weinberg nos Estados Unidos.

O DuckDuckGo funciona como o Google ou o Bing, retornando links, imagens e vídeos (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Um dos maiores diferenciais do DuckDuckGo é que ele não realiza rastreamento e não armazena o histórico de pesquisa dos usuários. Desta maneira, o algoritmo do buscador não tenta prever os gostos e preferências dos usuários, se tornando uma alternativa mais segura do que buscadores tradicionais.

Por que o nome DuckDuckGo?

O DuckDuckGo não possui uma história ou uma metáfora por trás de seu nome. Ele simplesmente remete à brincadeira infantil em inglês chamada “Duck, Duck, Goose”, que em português pode ser conhecida como “Pato, Pato, Ganso”, “Jogo do Lencinho” ou “Corre cotia”.

Como o DuckDuckGo funciona?

A plataforma funciona com código aberto, isso significa que qualquer usuário da comunidade pode acessar, criar ferramentas e atualizá-lo. Os resultados da plataforma são a junção de mais de 400 fontes, incluindo o Yahoo! Search BOSS e uma ferramenta própria de rastreamento.

O buscador retorna, para toda pesquisa, um conjunto de links e imagens e ainda permite que os usuários selecionem um país ou um determinado período na sua busca. Além disso, a plataforma também permite que sejam filtrados conteúdos adultos das buscas.

Você pode ajustar o país e fazer configurações de privacidade no buscador (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como o buscador se diferencia do Google e do Bing?

Quando você clica em algum link do Google ou do Bing, mesmo que você esteja utilizando o modo “Janela anônima”, as suas informações e os termos da sua pesquisa são enviados diretamente para o site que você está acessando.

O buscador evita que estas informações sejam compartilhadas diretamente na pesquisa. Na prática, o site recebe a notificação do seu acesso, mas não recebe informações extras, como a pesquisa que você realizou, ou o seu endereço de IP para identificar o seu dispositivo.

Então, se você está procurando um buscador que não irá registrar histórico das suas buscas e fornecer informações aos sites que acessa, considere utilizar o DuckDuckGo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.