Doodle do Google celebra 50 anos de programação para crianças com jogo divertido

Por Redação | 05 de Dezembro de 2017 às 11h50

A Google disponibilizou nesta segunda-feira (5) o Doodle que celebra os 50 anos da primeira linguagem de programação voltada para crianças. A experiência interativa desta vez traz um game muito colorido e divertido, cujo principal desafio é guiar o coelhinho pelas 6 fases utilizando conceitos de lógica.

O Doodle em questão comemora os 50 anos da Logo, linguagem desenvolvida em 1967 por Seymour Papert e projetada para ensinar crianças os conceitos fundamentais da programação de uma forma mais acessível e divertida. A linguagem em questão exibia um ícone, chamado de tartaruga, que podia ser movimentado para os lados utilizando blocos de comandos básicos.

Utilizando como base a Logo, desenvolvedores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram a linguagem Scratch, que, por sua vez, foi utilizada como base para desenvolver o jogo do Doogle.

Atualmente, diversas companhias e grandes nomes do ramo da tecnologia defendem a inclusão dos conceitos de linguagem de programação nas escolas, sendo possível encontrar inúmeras linguagens voltadas justamente para essa finalidade, além de programas e iniciativas como a Swift Playgrounds, da Apple, e a Code.org, fundada por diversos executivos de renome, incluindo Bill Gates e Mark Zuckerberg.

Para jogar o novo Doogle e saber um pouco mais da celebração, acesse este link.

Fonte: Google

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.