Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dia da Hashtag: saiba por que a data é celebrada em 23 de agosto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2021 às 13h10

Link copiado!

Dia da Hashtag: saiba por que a data é celebrada em 23 de agosto
Dia da Hashtag: saiba por que a data é celebrada em 23 de agosto

Neste dia 23 de agosto, celebra-se o Dia da Hashtag, data criada para marcar a primeira vez em que o recurso foi usado no Twitter. A plataforma de microblogging foi a pioneira nesse mecanismo de reunião de posts conforme temáticas específicas, o que levou outras redes sociais e até apps de mensagens a copiarem a funcionalidade.

Primeira hashtag da história

A primeira hashtag publicada na história foi #barcamp, publicada em 23 de agosto de 2007 pelo designer estadunidense Chris Messina (@chrismessina). Ele fez isso para sugerir que as conversas sobre um evento específico fossem reunidas pelo termo, o Twitter gostou da ideia e resolveu adotá-la em uma atualização futura. Isso abriu um novo caminho para as conversas.

Continua após a publicidade

As hashtags hoje têm importância fundamental na internet, pois ajudam a organizar assuntos e mensurar a popularidade deles no momento — o Twitter, aliás, também foi o pioneiro nisso com os chamados Trending Topics. Embora seja considerado cringe pelos mais novos, o uso das palavras precedidas do "jogo da velha" é primordial para auxiliar o algoritmo das plataformas a distribuir conteúdo com mais eficácia.

Hashtags pelo Brasil e mundo

Para comemorar o dia em alto estilo, o Twitter lançou um novo emoji e divulgou quais foram os assuntos de maior destaque no Brasil, de janeiro a junho de 2021. Com a pandemia ainda em evidência, os debates sobre a COVID-19 continuam ativos na plataforma e já somam mais de 42 milhões de marcações só este ano. A celebração da chegada da vacina também foi um dos assuntos mais comentados por aqui, junto com a recomendação do isolamento social, que começou em 2020 e segue firme em 2021.

Continua após a publicidade

Confira a listagem do TOP 5 de assuntos gerais:

  1. #Covid19
  2. #Enem
  3. #VemVacina
  4. #FiqueEmCasa
  5. #OrgulhoLGBT

Já quando o assunto é a popularidade, ou seja, a quantidade de vezes em que o recurso é usado, aí a coisa muda de figura. Nem mesmo a pandemia foi capaz de superar a hashtag do Big Brother Brasil, da Rede Globo, o programa de TV mais popular do primeiro semestre, e a legião de fãs do grupo sul-coreano BTS.

Continua após a publicidade

No mundo, a situação não foi tão diferente assim: o BBB 21 ocupa a sétima colocação do ranking, o que demonstra o poder do Twitter no Brasil, mas é superado pelos fãs do BTS. O grupo é imbatível mundialmente quando o assunto é a internet, com amplo domínio do TOP 10 no primeiro semestre de 2021.

Para participar da brincadeira e ter acesso ao novo emoji do Twitter, basta escrever o seu tuíte com #DiaDaHashtag ao final. Pela rede, as pessoas têm feito comentários divertidos sobre a data, por isso é bem bacana acompanhar tudo.

Ah, vale lembrar que o dia é mundial, então você também pode experimentar usar o termo em outros idiomas, como #HashtagDay. Demais plataformas também celebram a data, embora com menos força do que o Twitter, por isso também dá para compartilhar seus pensamentos na rede social favorita.

Continua após a publicidade

Qual é a sua hashtag favorita? Responda nas redes sociais do Canaltech ou use o campo de comentários aqui abaixo.