Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google revela novas opções de monetização para desenvolvedores no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Maio de 2021 às 14h50

Link copiado!

Felipe Junqueira/Canaltech
Felipe Junqueira/Canaltech
Tudo sobre Google

Desenvolver aplicativos e jogos pode ser algo muito lucrativo para alguns, mas o retorno costuma ser bem pequeno (quando há) para a imensa maioria. É por isso que fontes alternativas de monetização são necessárias para garantir o sustento dos pequenos desenvolvedores, já que a todo momento eles precisam imaginar estratégias novas para lucrar.

Pensando nisso, o Google revelou algumas novas opções de monetização interessantes para os profissionais que usem em seus aplicativos.O anúncio da novidade chega junto do Google I/O 2021, o que dá a entender que pode ter sido inspirada na demanda dos desenvolvedores participantes.

Continua após a publicidade

Trata-se de modelos de assinatura que permitirão a venda de itens de diferentes maneiras. A ideia é beneficiar tanto quem vende quanto quem compra aplicativos no ecossistema Android. Em vez de opções fechadas e que nem sempre atendem a todos, seria possível compartilhar pacotes completamente personalizáveis pelo usuário: ele escolhe o que deseja, agrupa tudo e paga um preço único e menor do que o valor cheio.

Isso dará aos desenvolvedores a opção de vender seus itens separadamente, o que pode impulsionar as vendas. Muita gente deixa de comprar a versão completa porque acredita que pagará por algo que não vai utilizar. Por exemplo: um app de edição de vídeos cobra R$ 89,00 para liberar todos as funcionalidades, mas o usuário só quer usá-lo para cortes simples (sem efeitos, filtros ou outros recursos). Neste caso, poderia existir um preço promocional de R$ 19,90 para quem só quiser essa opção mais básica.

A vantagem desse modelo é que permite a mudança em tempo real em vez de cobranças caras ou mensalidades. Funcionaria como um plano pré-pago de telefonia ou um aluguel: se precisa de um novo recurso durante um tempo, faça o upgrade. Parou de usar aquela função? Basta cancelar e não haverá cobrança extra.

Continua após a publicidade

Imagine se a Microsoft resolvesse liberar a assinatura apenas do Word em vez de obrigá-lo a assinar o pacote inteiro? Talvez, mais pessoas resolvessem pagar por isso. Hoje, esse tipo de oferta só existe em serviços específicos e comercializados fora da Play Store, mas ele poderá ser uma alternativa viável com o apoio do Google.

Ainda não há previsão de quando essas novas opções de monetização podem chegar, mas o fato é que elas podem tornar as compras online via celular muito mais conveniente (e lucrativa) para todos.

O que você acha deste modelo? Seria uma alternativa viável para que se pague apenas pelo uso real dos apps? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Google