Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como surgiu o meme do Chico Buarque?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Junho de 2023 às 09h00

Link copiado!

Reprodução/Chico Buarque
Reprodução/Chico Buarque

Além de ser um dos principais artistas da MPB, Chico Buarque também deixou sua marca na internet brasileira: a capa do disco Chico Buarque de Hollanda, de 1966, virou um meme muito popular nas redes sociais por causa das expressões do cantor.

A capa consiste em duas fotos de Chico Buarque, uma sorrindo e outra com uma expressão mais séria. O contraste no semblante virou combustível para memes sobre a mudança rápida de humor ou os lados positivos e negativos do mesmo fato — não demorou muito para o meme ser apelidado de “Chico Buarque triste e feliz”.

Alguns dos primeiros registros do meme surgiram nas redes sociais em 2014. Em 2017, o próprio Chico Buarque aproveitou a brincadeira para anunciar a sua chegada no Instagram. A publicação inverteu a ordem da capa original, começando com o Chico sério, e contou com as frases “Não tinha Instagram oficial /Agora tenho”.

Continua após a publicidade

Como surgiu a foto de Chico Buarque que virou meme?

A foto foi usada em Chico Buarque de Hollanda, álbum de estreia do cantor e compositor, lançado em 1966 pela RGE Discos. Segundo o próprio Chico Buarque, a junção das fotos foi uma decisão da gravadora.

Em 2020, no programa “Muito Prazer, Meu Primeiro Disco” do Sesc Pinheiros, ele deu mais detalhes sobre a famosa capa:

Continua após a publicidade
“Eu me lembro bem, a gente estava num estúdio fotográfico e eu queria tirar uma foto séria, queria me impor como um compositor sério e tal, e eles achavam que eu ficava mais bonito quando sorria. Então tiramos várias fotos sorrindo, sério… Eu fui ver a capa pronta, então eles fizeram a vontade deles e a minha (risos). Ficou essa capa absurda que virou meme e cada vez que vejo, mesmo sem ser meme, eu digo “mas que absurdo isso aí”.

O artista ainda apontou que o nome do álbum também foi uma decisão da gravadora, pois utilizava apenas "Chico Buarque" como nome artístico, mas a empresa decidiu completar com o restante do sobrenome.

O LP, que possui músicas como “A Banda” e “A Rita”, está disponível nas principais plataformas de streaming musical e também é possível encontrar algumas versões do disco de vinil e do CD em sebos ou feiras.

Continua após a publicidade

E, olhe só: se tiver a foto da capa salva na sua galeria, você também pode fazer a própria versão do meme pelo celular.