Como monitorar a estabilidade da sua conexão com a internet

Por Redação

Se você tem o costume de assistir a filmes e séries na Netflix, utilizar programas de conversa por voz, jogar games online, ver vídeos no YouTube e fazer o download de arquivos, provavelmente sabe da importância de uma conexão com a internet estável para evitar interrupções ou travamentos durante a realização dessas atividades.

Neste tutorial, ensinaremos como realizar o monitoramento da estabilidade da sua conexão por meio de uma ferramenta presente no próprio Windows, ou seja, dispensando a instalação de ferramentas ou programas de terceiros.

Vale lembrar que a utilização de ferramentas online e programas para testar a velocidade da sua conexão não são úteis nesse caso, tendo em vista que todas elas realizam a análise da sua banda apenas em um curto intervalo de tempo, dificultando, assim, a identificação de qualquer problema.

Para fazer o monitoramento da estabilidade da conexão, utilizaremos o Prompt de Comando para ativar a função 'Ping'. Esse recurso existe desde as versões mais antigas do Windows e é muito útil para analisar problemas de instabilidade, uma vez que a ferramenta dispara informações constantemente e gera um relatório na conclusão da análise. Confira abaixo o passo-a-passo.

Passo 1

Abra o Prompt de Comando (não é necessário ativar as permissões de administrador) e utilize o seguinte comando (sem as aspas): "ping -t 8.8.8.8".

Tecle Enter para iniciar a análise de conexão.

Esse comando envia pacotes de dados para o servidor DNS do Google, que é um dos servidores com menor latência. Caso queira realizar o processo de ping em outro servidor, basta substituir o 8.8.8.8 por um endereço de sua preferência;

Passo 2

Ao iniciar o ping, o sistema dispara dados para o servidor, a cada segundo, para medir o tempo de resposta entre o envio e o retorno deles (em milisegundos).

Se a conexão apresentar instabilidade durante a análise, a seguinte mensagem será exibida na tela: "Esgotado tempo limite do pedido". Caso a conexão com a internet seja interrompida por completo, o Prompt de Comando mostrará o erro "Falha geral".

Passo 3

Se você não receber nenhuma das duas mensagens de erros, atente-se aos valores indicados em "Tempo". Se o tempo de resposta variar muito entre um ping e outro, sua conexão pode estar com problemas de latência, o que pode ocasionar eventuais lags em jogos e quedas de qualidade ao ver filmes na Netflix ou no Youtube.

Para interromper o processo de ping, pressione as teclas CTRL + C. Feito isso, a ferramenta exibirá um relatório geral da análise nas últimas linhas. Você também pode verificar a taxa máxima e mínima de latência e qual foi a porcentagem de perdas de pacote durante o teste.

Algumas considerações importantes

Ao testar a sua conexão com o comando ping, é preciso tomar cuidado ao relacionar o tempo de resposta com a velocidade contratada junto ao seu provedor, pois são aspectos completamente distintos. A velocidade da sua conexão afeta apenas a quantidade de dados que a sua máquina consegue transferir e receber em um intervalo de tempo, não influenciando, necessariamente, no tempo de resposta entre a sua máquina e o servidor.

Além de instabilidades no provedor de acesso à internet, outros fatores podem influenciar na variação do ping, tais como o uso de conexões por VPN e a utilização de roteadores para dividir a conexão com outras máquinas.