Publicidade

Como conseguir um domínio grátis | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Junho de 2023 às 13h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Diversos provedores de hospedagem de sites oferecem o registro de domínio grátis por um período determinado como um benefício para atrair clientes.

O domínio de um site é negociado como uma licença de uso de um endereço na internet acompanhado de uma extensão — que pode ser .com, .com.br, .net, .org ou outra combinação a depender da natureza e finalidade do site.

Como conseguir um domínio grátis

Continua após a publicidade

O registro de um domínio é o primeiro passo na construção de um site na internet e o custo anual de manutenção pode variar entre R$ 25 e R$ 70 para as extensões mais populares.

Nesse sentido, o registro não é para sempre e é necessário pagar taxas anuais para continuar utilizando um domínio com as extensões mais usuais e conhecidas da internet.

Além de registrar o domínio, é preciso hospedar o site em algum provedor. Diversos desses provedores oferecem o domínio grátis — em geral, o primeiro ano gratuito — como um benefício para novos clientes.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Domínio grátis como benefício em hospedagem

Algumas opções de provedores de hospedagem de sites que oferecem domínio grátis em seus planos são:

O registro do domínio pode ser realizado diretamente com os provedores de hospedagem de sites (como um benefício da assinatura de hospedagem ou como um serviço pago à parte) ou ainda em empresas registradoras, como a Registro.Br (mediante pagamento).

Continua após a publicidade

Ao contratar uma hospedagem de 12 meses ou mais com a Hostinger, você ganha domínio grátis por um ano (incluindo domínios .com e .com.br, entre outros) e mais 10% de desconto no plano de hospedagem com o cupom CANALTECH.

Domínio grátis sem plano de hospedagem

Caso não tenha interesse nos planos de hospedagem e/ou não tenha necessidade de utilizar uma extensão popular, você pode optar por outra forma de domínio grátis — ainda que apresente algumas limitações.

Continua após a publicidade

O site Freenom (freenom.com), por exemplo, oferece opções de extensões como .ga, .tk, .ml, .cf e .gq para utilizar sem custo.

No entanto, domínios com essas extensões são contraindicados para empresas, comércios e projetos profissionais, inclusive porque não são amigáveis em termos de SEO.

Subdomínio grátis

Alternativamente, você pode utilizar um subdomínio — parte de um domínio existente — de forma gratuita.

Continua após a publicidade

O WordPress (wordpress.com), por exemplo, oferece um endereço de subdomínio grátis para você usar enquanto constrói o seu site. O formato desse subdomínio é dominio.wordpress.com.

A utilização de subdomínios, entretanto, não é recomendada para sites profissionais ou de negócio, pois não passa confiança aos usuários.

Dicas para registrar um domínio

Ao optar por registrar o domínio de um site, seja para uso pessoal ou profissional, leve em consideração:

Continua após a publicidade
  • Utilizar nome reconhecível e fácil de lembrar;
  • Usar extensão adequada à natureza do negócio;
  • Verificar disponibilidade de uso do domínio;
  • Evitar domínios muito semelhantes de concorrentes.

Para realizar o cadastro e efetuar a compra do domínio, é preciso fornecer dados básicos de identificação, contato e forma de pagamento.

Após a confirmação da compra, o domínio fica reservado para a sua utilização. Basta, em seguida, configurar o endereço para apontar para o servidor de hospedagem do seu site.