Dia do Internauta: World Wide Web completa 25 anos nesta terça-feira (23)

Por Redação | 23.08.2016 às 13:39

O que seria do mundo hoje se o físico e cientista de computação Tim Berners-Lee não tivesse inventado a World Wide Web? Não dá nem para imaginar, não é mesmo? Nesta terça-feira (23), faz exatamente 25 anos que a primeira página da web foi ao ar na internet. Bem adequadamente, a data virou o Dia do Internauta.

A importância da WWW está na maneira que usamos e conhecemos a rede mundial de computadores. Não se trata de sinônimos: a internet, inventada em 1969, é uma rede que carrega informações entre nódulos. Já a Web é um espaço dessa rede em que a informação, como as páginas e os documentos, está armazenada. Para fazer uma analogia, esta é como os neurônios, enquanto a internet são as sinapses.

Tim Berners-Lee

Tim Berners-Lee é o inventor da World Wide Web

Em 1980, Berners-Lee criou um banco de dados pessoal com os recursos humanos e modelos de software da CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear). Foi aqui que ele usou o conceito de hipertexto, em que uma página pode ser ligada a outra. O pulo do gato aconteceu em 1989, quando ele uniu o hipertexto com a internet, para que cientistas possam colaborar com um sistema de informação universalmente ligado.

No ano seguinte, ele já havia criado a base para a implantação da WWW: foi construído o protocolo de transferência de hipertexto (conhecido pela sigla em inglês HTTP), a linguagem de marcação de hipertexto (HTML), com a qual as páginas são criadas, o identificador uniforme de recursos (URL), o primeiro navegador e servidor – além das primeiras páginas web.

Primeiro servidor web

Tim Berners-Lee usou um NeXTcube para ser o primeiro servidor web (Foto: Coolcaesar/Wikipédia)

A primeira página, que explica resumidamente o que é a World Wide Web, foi ao ar em 6 de agosto de 1991, mas, só podia ser acessada de dentro da CERN. Era uma página de intranet, portanto. Alguns dias depois, em 23 de agosto, o documento finalmente podia ser acessado de fora da instituição de pesquisa (ela ainda está no ar no endereço original). Em abril de 1993, a organização tornou os códigos para a web livre de royalties: qualquer um podia usar sem pagar nada.

"Se a tecnologia fosse proprietária e tivesse em meu total controle, provavelmente [a WWW] não teria decolado", afirmou o pioneiro em um FAQ de 1998. "A decisão de fazer a web um sistema aberto foi necessária para que se tornasse universal. Você não pode propor algo que seja um espaço universal e, ao mesmo tempo, ter controle sobre ele".

Que venham outros 25 anos para a WWW!

Fonte: CNET