Publicidade

ChatGPT e X caíram? Plataforma Cloudflare fica fora do ar nesta terça (18)

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Marcelo Salvatico/Canaltech
Marcelo Salvatico/Canaltech

A Cloudflare, plataforma que oferece suporte de segurança e otimização de performance na internet, passou por instabilidade nesta terça-feira (18). Sites populares como X e ChatGPT, que dependem do serviço, apresentaram problemas e ficaram um período sem carregar para os usuários. 

Uma atualização publicada às 14h44 (horário de Brasília) na plataforma global de Status da Cloudflare informou que seus serviços foram restabelecidos e operam normalmente, sem níveis elevados de erros.

"Nossas equipes de engenharia continuam monitorando de perto a plataforma e realizando uma investigação mais aprofundada sobre a interrupção anterior, mas nenhuma alteração de configuração está sendo feita neste momento. Neste momento, consideramos seguro reativar quaisquer serviços da Cloudflare que foram temporariamente desativados durante o incidente", destacou a empresa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A página de Status também ressalta que uma atualização final será publicada assim que a investigação conduzida por equipes internas for finalizada.

A Cloudflare caiu?

Segundo a plataforma colaborativa Downdetector, as notificações sobre problemas envolvendo o Cloudflare começaram a ser enviados por volta de 8h e atingiram o pico às 8h33. 

Já o Google Trends, que mostra tendências do buscador, indicava que os seguintes termos tiveram um aumento repentino de interesse nas últimas horas: "status cloudflare", "cloudflare down", "downdetector cloudflare", "cloudflare caiu", "cloudflare fora do ar" e "cloudflare erro".

Usuários também relataram dificuldade para acessar plataformas como o ChatGPT, o X (antigo Twitter) e o Canva.

Procurada pelo Canaltech, a empresa confirmou que os erros foram causados por causa de um pico de tráfego em um dos serviços, que resultou em diversos erros na rede geral da plataforma. A causa ainda é desconhecida.

Veja a nota na íntegra:

Continua após a publicidade

"Nós notamos um pico incomum de tráfego em um dos serviços da Cloudflare a partir das 11h20 UTC (8h20 no horário de Brasília). Isso causou erros em parte do tráfego que passava pela rede da Cloudflare. Embora a maior parte do tráfego da maioria dos serviços tenha continuado fluindo normalmente, houve um aumento nos erros em vários serviços da Cloudflare. Ainda não sabemos a causa do pico de tráfego incomum. Estamos trabalhando intensamente para garantir que todo o tráfego seja atendido sem erros. Depois disso, nos concentraremos em investigar a causa do pico de tráfego incomum".

VÍDEO: repórter do Canaltech explica os impactos na queda da Cloudflare

O que é Cloudflare?

Continua após a publicidade

A Cloudflare é uma empresa de distribuição de conteúdo e serviços de infraestrutura para a web. As soluções são responsáveis por garantir um acesso rápido e estável a páginas e sites, além de oferecer diversos mecanismos de segurança contra ataques externos.

Ao entrar num site, os serviços da Cloudflare podem ser um mediador: o seu dispositivo se conecta a um servidor da empresa, que então se conecta com o destino final para carregar todas as informações e adicionar camadas de segurança.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: Sua internet está lenta? DESCUBRA o porquê!