Clientes da Caixa não estão conseguindo acessar saldo e realizar operações

Por Felipe Demartini | 13 de Abril de 2020 às 12h28
Tudo sobre

Caixa Econômica Federal

Saiba tudo sobre Caixa Econômica Federal

Ver mais

Clientes de serviços da Caixa vêm enfrentando sérias dificuldades no acesso à conta bancária, pagamento de contas e outras operações do banco. Os problemas, de acordo com relatos dos próprios usuários pelas redes sociais, começaram, pelo menos, na última quinta-feira (09), mesma data em que o auxílio emergencial começou a ser liberado pelo governo federal. As movimentações relacionadas ao benefício vêm sendo grande fonte de stress nos servidores devido ao grande número de acessos.

As falhas estariam acontecendo tanto no aplicativo da Caixa quanto no site do banco, com a maioria dos relatos indicando lentidão no acesso ou uma indisponibilidade total dos serviços. Outros clientes, ainda, relatam erros descabidos relacionados a senhas, mesmo quando a credencial correta é digitada, ou falhas em determinadas operações como o pagamento de contas, indicando problemas de comunicação com os servidores da instituição, que também estariam afetando plataformas não relacionadas, como o FIES, por exemplo.

Relatos nas redes sociais indicam dificuldade em realizar operações nos sistemas da Caixa e filas nas agências (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Essa falha, inclusive, estaria levando a um aumento nas filas nas agências do banco, uma vez que, diante do vencimento de contas, os correntistas não veem outra opção a não ser seguirem para o atendimento físico para realizarem o pagamento. Tal fluxo vai contra as medidas de isolamento social indicadas pelo Ministério da Saúde e que fazem parte do combate à pandemia do coronavírus.

O problema levou a Caixa ao topo da listagem do site DownDetector, responsável por angariar relatos de indisponibilidade em serviços online. Nos gráficos exibidos pela plataforma, é possível perceber um aumento nos relatos de indisponibilidade que coincide com os períodos de maior procura — por exemplo, as reclamações tiveram queda neste final de semana, principalmente durante a noite e madrugada, voltando a ganhar força na manhã desta segunda (13).

Em mensagem automática que vem sendo dada como resposta a reclamações pelo Twitter, a Caixa diz que seus sistemas estão passando por indisponibilidades temporárias e que já está agindo para normalizar a situação. No texto, o banco não fala na ida a agências como indicação, pedindo apenas que os clientes aguardem e tentem realizar o acesso ou operações novamente mais tarde.

O Canaltech tentou contato com a Caixa em busca de mais esclarecimentos sobre os problemas, mas não recebeu resposta até o fechamento desta reportagem.

Fonte: Caixa (Twitter), DownDetector

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.