Publicidade

ChatGPT cria imagens estilo Turma da Mônica, mas Mauricio de Sousa não autoriza

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Divulgação/MSP
Divulgação/MSP

Depois do Studio Ghibli, imagens geradas pelo ChatGPT com estilo das tirinhas da Turma da Mônica viralizaram. Contudo, o estúdio Mauricio de Sousa Produções (MSP) afirmou nesta quarta-feira (9) que não autorizou a criação de conteúdos com estilo das tirinhas da Turma da Mônica.

A nova trend mira em tirinhas da Turma da Mônica, feitas pelo estúdio Mauricio de Sousa Produções, que leva o mesmo nome do cartunista que criou um dos quadrinhos mais populares do Brasil. Neste caso, as imagens geradas por IA traziam traços da franquia ao inserir comandos que solicitam a edição no ChatGPT.

Em nota, a produtora afirmou que “acompanha de forma atenta o debate que vem ganhando força nas redes sociais”, mas destacou que não autorizou a criação de conteúdos que violem o direito autoral e a propriedade que protegem a franquia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

"O uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa", pontua o comunicado.

Polêmica com Studio Ghibli

Desde março, quando o ChatGPT liberou a ferramenta de criação de imagens, explodiu na internet a trend de criações imitando o estilo de desenho do Studio Ghibli, criador de filmes como A Viagem de Chihiro e Meu Amigo Totoro.

Até o momento, a OpenAI não explicou como foi o treinamento do modelo de IA para criar as imitações com tanta fidelidade. Assim como o MSP, a produtora japonesa não permitiu a reprodução de suas artes. 

Depois, imagens de bonecos estilo action figure, também feitos pelo chatbot da OpenAI, viralizaram na web.

O que diz a MSP Estúdios?

Veja a nota da Mauricio de Sousa Produções na íntegra:

“A MSP Estúdios acompanha de forma atenta o debate que vem ganhando força nas redes sociais sobre a utilização de ferramentas de inteligência artificial na criação de imagens e quadrinhos inspirados no universo da Turma da Mônica. Temos ciência de que esse é um caminho sem volta: a IA é uma tecnologia poderosa, que vem se estabelecendo como uma aliada de processos criativos em diversas frentes da indústria cultural.

Continua após a publicidade

Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta de experimentação e inovação, mas reforçamos que ela deve atuar como apoio, e não substituição, à criação artística. Quando tenta reproduzir o traço da Turma da Mônica, a IA apenas ecoa, de forma limitada, uma linguagem visual única, construída ao longo de décadas pelos artistas da MSP Estúdios. Mais do que um estilo, esse traço carrega narrativas, emoções e a sensibilidade humana, algo que nenhum algoritmo consegue replicar por completo.

A MSP Estúdios reforça que o uso de qualquer elemento relacionado aos personagens está protegido por leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não autorizamos a criação de conteúdos que violem esses direitos, nem admitimos associações com discursos de ódio, desinformação ou práticas que contrariem os valores da empresa. Há mais de 60 anos, defendemos a ética e o compromisso com a cultura e agiremos sempre que esses princípios forem desrespeitados.

Seguimos comprometidos com o desenvolvimento tecnológico e artístico do nosso setor, dialogando com novas possibilidades, mas sempre com responsabilidade e respeito à arte, ao público e ao legado construído por nossos artistas.”

Veja também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: CUIDADO ao trocar o seu CELULAR!