Publicidade

Busca do Google volta a mostrar conversor de moedas no Brasil após quatro meses

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

O conversor de moedas voltou a aparecer no buscador do Google na última quinta-feira (24) após ficar suspenso por quatro meses. A ferramenta ganhou novos mecanismos de segurança para garantir informações precisas, segundo a companhia.

O retorno conta com bloqueio de atualizações em finais de semana e feriados e um espaço para ver a fonte dos dados. “O recurso está voltando a ficar disponível para nossos usuários depois de ajustes significativos e salvaguardas adicionais”, relatou a empresa em nota oficial.

O Canaltech testou a ferramenta na manhã desta sexta-feira (25) e identificou que a cotação segue valores parecidos com os de outras fontes. O widget do Google revela que os dados foram importados da empresa de pesquisa de investimentos Morningstar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por que o Google parou de mostrar o conversor?

A Big Tech removeu o recurso em dezembro do ano passado após o conversor mostrar o dólar com um valor de mais R$ 0,20 acima da cotação oficial. Na ocasião, a empresa reconheceu o erro, informou que a função importava dados de terceiros e a removeu para ajustes.

O movimento fez a Advocacia-Geral da União (AGU) pedir explicações para o Banco Central do Brasil (BC) em 26 de dezembro, com rumores de uma possível notificação ao Google. Antes disso, o buscador havia mostrado dados incorretos da cotação do dólar em relação ao real em novembro — o conversor foi removido temporariamente no dia.

Como converter moedas pelo Google

O modo de uso é o mesmo de antigamente: é possível pesquisar por termos como “dólar hoje”, “1 real em euro”, e “quanto está o euro hoje”.

O widget do conversor traz um gráfico com a variação da moeda nos últimos dias e filtros para acompanhar a diferença histórica nos últimos anos. Além disso, é possível digitar os valores nos campos de pesquisa e receber o valor convertido automaticamente.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: dica do Google para proteger o Android