Bug no ChatGPT expõe histórico de conversas de usuários
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Na segunda-feira (20), o ChatGPT precisou ser desligado de imediato para conter uma vulnerabilidade de segurança. De acordo com relatos compartilhados na internet e confirmados pela OpenAI ao site Bloomberg, a plataforma estava mostrando o título de conversas com a IA para outros usuários sem permissão.
- Tecnologia GPT-4 é anunciada e vai reforçar o ChatGPT
- ChatGPT: tudo que você precisa saber antes de sair usando
Toda conversa iniciada com o ChatGPT é colocada numa coluna à esquerda. Usuários podem acessá-las novamente depois, mesmo que tenham encerrado a seção, para dar continuidade ao chat e aproveitar o contexto previamente apresentado.
Contudo, o título de cada um desses papos (geralmente composto pela primeira solicitação do usuário) estava exposto para outros usuários. Assim, a interação inicial da conversa, geralmente sugerindo o teor do diálogo, estava exposto, configurando uma violação de privacidade.
Segundo a OpenAI, o bug foi ocasionado por um software de código aberto não identificado. A empresa afirmou que ainda aprofundava as investigações sobre o problema.
Na noite do mesmo dia, o ChatGPT estava de volta no ar, mas com a função "Histórico" desabilitada para todos. Numa mensagem, a OpenAI informou usuários que o "Histórico estava temporariamente indisponível" e que ela seria reativada assim que possível.
Recurso segue indisponível
O Histórico do ChatGPT continua indisponível no momento de construção desta reportagem. É possível conversar com o chatbot naturalmente, mas o usuário não conseguirá voltar ao papo caso feche a guia ou encerre a sessão.
Fonte: Bloomberg