Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiro se informa mais pelo YouTube do que pelo WhatsApp, aponta pesquisa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2022 às 15h33

Link copiado!

Unsplash/Szabo Viktor
Unsplash/Szabo Viktor
Tudo sobre YouTube

Um pesquisa feita pelo Reuters Institute apontou o YouTube como a rede social mais usada no Brasil para consumir notícias e informação. A plataforma está à frente de outras ferramentas como o WhatsApp (que não é bem uma rede social), Instagram, Twitter e outras.

O serviço de vídeos sob demanda é a principal fonte de notícias para 43% dos entrevistados, contra apenas 41% do "Zap". Esses números são reveladores, porque mostram como o apelo audiovisual ainda é mais atrativo do que o texto lido para a maioria.

Continua após a publicidade

O ranking tem o Facebook na terceira colocação com 40% das menções — a rede de Mark Zuckerberg havia sido a primeira na pesquisa de 2021 —, seguido por Instagram (35%) e Twitter (13%). A novidade na lista é o aparecimento do TikTok, com 12% dos usuários que se informam com os vídeos curtos.

Rival do WhatsApp, o Telegram é o favorito de apenas 9% dos ouvidos. A ferramenta de bate-papo é considerada uma importante central para compartilhar notícias e debater sobre assuntos.

Ferramentas de chat podem não ser a favorita para se informar porque elas apenas direcionam links. Por isso, muita gente tem a percepção de consumir conteúdos de outras mídias, quando, na verdade, ficaram sabendo de algo pelo mensageiro.

Redes sociais x sites noticiosos

Continua após a publicidade

Se antigamente a mídia detinha o monopólio da palavra, hoje as redes sociais servem como uma alternativa à imprensa. A pesquisa da Reuters descobriu que 64% dos brasileiros buscam os posts para se informar. Esses dado é superior à TV, (55%) e está muito à frente dos veículos impressos tradicionais (12%).

A TV já chegou atingir 75% de uso informativo pelos usuários, mas agora está no patamar mais baixo desde 2013. Os sites online tiveram uma ligeira queda: de 90% em 2013 para 83% em 2022. A mídia impressa despencou e continua em queda livre na última década — passou de 50% para apenas 12%.

A pesquisa entrevistou 2.022 brasileiros entre janeiro e março de 2022. Para levantar dados por aqui, foi feita parceria com a YouGov, uma empresa líder no mercado em pesquisas no setor de internet.

O levantamento reforça um dado apresentado pelo Google na semana passada sobre o uso do YouTube. Durante o evento Google for Brasil, a companhia mostrou que a ferramenta de vídeos é a segunda mais usada no mundo para tirar dúvidas sobre assuntos gerais, atrás apenas do mecanismo de busca original. Parece que além de tirar dúvidas, as pessoas também usam o YT para saber o que está ocorrendo no Brasil e no mundo.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters Institute