Bluesky está levando mais a sério ideia de expulsar usuários e reforça moderação
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

O Bluesky divulgou, no dia 19 de setembro, uma atualização de suas diretrizes, reforçando a possibilidade de expulsar usuários que violarem as regras estabelecidas e intensificando os esforços de moderação de conteúdos.
- Pesquisa científica gera mais engajamento numa rede social "bem específica"
- Como usar o Bluesky: 5 vantagens para aproveitar na rede social
- Bluesky vs Twitter | O que Jack Dorsey fez de diferente?
Os novos parâmetros fazem parte de uma revisão mais ampla das regras da rede social, iniciada em janeiro de 2025. Após a divulgação inicial, a plataforma solicitou a opinião dos usuários sobre as novas Diretrizes da Comunidade.
Segundo a empresa, mais de 14 mil pessoas enviaram feedback com sugestões e exemplos de como as regras poderiam afetar os usuários, especialmente no que diz respeito à expressão criativa e a “vozes tradicionalmente marginalizadas”.
“Após considerar esse feedback, e retornando às nossas raízes experimentais, vamos nos concentrar em incentivar o diálogo construtivo e aplicar nossas regras contra assédio e conteúdo tóxico. Para começar, vamos intensificar nossos esforços de fiscalização”, afirmou a companhia em comunicado.
Em contato com o TechCrunch, um porta-voz do Bluesky destacou que, a partir de agora, usuários que violarem as regras estabelecidas pela empresa receberão menos avisos antes que suas contas sejam desativadas.
Atualizações nas diretrizes do Bluesky
Entre as mudanças anunciadas está uma explicação mais detalhada sobre as permissões relacionadas a cada um dos quatro princípios da rede social: Segurança em Primeiro Lugar, Respeito aos Outros, Autenticidade e Cumprimento das Regras.
Também foram incluídas definições mais claras sobre o alcance de cada uma das políticas da empresa, reduzindo termos vagos ou confusos.
Outra atualização foi a criação de uma seção dedicada a conteúdos de jornalismo, educação, advocacia e saúde mental, com o intuito de reduzir incertezas sobre como as diretrizes se aplicam nessas áreas.
Desenvolvimento de novos recursos
A empresa informou ainda que está desenvolvendo mudanças para melhorar a qualidade do discurso na rede, oferecer mais espaços personalizados de interação e otimizar a experiência do usuário.
“Um dos recursos que estamos desenvolvendo é um ‘modo zen’, que define novos padrões para a experiência na rede e para a interação entre pessoas. Outro recurso é a inclusão de dicas sobre como se envolver em conversas mais construtivas. Vemos isso como parte do nosso objetivo de tornar as redes sociais mais autênticas, informativas e humanas novamente”, destacou a companhia.
Leia mais:
- Como colocar o Bluesky em modo escuro | Guia Prático
- Bluesky é diferente do Twitter e quer ainda mais brasileiros, diz CEO
VÍDEO | DIFERENCIAIS DO BLUESKY
Fonte: Bluesky; TechCrunch