Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Associated Press vai vender NFT de fotos clássicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Janeiro de 2022 às 17h03

Link copiado!

pikisuperstar/freepik
pikisuperstar/freepik

A agência de notícias Associated Press (AP) anunciou o lançamento de um novo mercado para comércio de tokens não fungíveis (NFTs) de trabalhos feitos pela equipe de jornalistas. A ideia é comercializar imagens capturadas pelos fotojornalistas, atuais e do passado, em forma de coleções de arte digitalizadas.

Os NFTs serão criados em parceria com o provedor de tecnologia blockchain Xooa e deve trazer uma seleção dos melhores registros da agência, o que inclui imagens vencedoras do Prêmio Pulitzer e outros cliques raros. Vale ressaltar que a AP tem mais de 175 anos de existência, portanto quase todas as histórias do mundo recente foram registradas pela agência.

Continua após a publicidade

O objetivo da ação é arrecadar fundos para a própria AP, afinal a trata-se de uma cooperativa de notícias sem fins lucrativos, que precisa de verbas independentes para execução do trabalho. As temáticas das artes digitais serão variadas e abrangem coberturas fotográficas sobre espaço, clima, guerras e política. Há, ainda, bastidores da cobertura com enfoque nos profissionais que trabalharam na AP, no intuito de revelar um pouco mais sobre o trabalho jornalístico de apuração de fatos.

Este leilão será voltado para os colecionadores de NFTs de fotografia, mas pode atrair também os amantes da arte digital. Cada token incluirá um rico conjunto de metadados originais para garantir a autenticidade do material: hora, data, local, equipamentos e configurações técnicas das câmeras no momento do registro.

Como comprar os NFTs da Associated Press

A coleção inicial será lançada no dia 31 de janeiro de 2022 e deve ficar no ar durante alguns dias para receber lances dos interessados. O comércio será feito exclusivamente pelo mercado AP NFT, aceitará Ethereum e usará a rede Polygon para cunhar as imagens.

Continua após a publicidade

Os colecionadores poderão comprar, vender e negociar os tokens adquiridos no mercado em outras plataformas secundárias — embora não tenham sido reveladas quais — com cartão de crédito ou saldo de carteiras de criptomoedas. A AP promete compatibilidade futura dos NFTs com três grandes corretoras: Fortmatic, Binance e Coinbase

Fonte: Associated Press