Publicidade

Apple lança hotsite para rebater acusações de monopólio da App Store

Por| 30 de Maio de 2019 às 12h03

Link copiado!

Apple lança hotsite para rebater acusações de monopólio da App Store
Apple lança hotsite para rebater acusações de monopólio da App Store
Tudo sobre Apple

Em uma manobra absolutamente discreta, a Apple lançou um novo site nesta semana para explicar - ou provar, como queiram - que a App Store, a única maneira que os usuários de iPhone e iPad possuem para instalar aplicativos de maneira oficial, também acolhe e estimula o uso de aplicativos concorrentes. Uma subseção na página se chama “Uma loja que recebe a concorrência”, que destaca aplicativos que competem com o software e os serviços integrados da Apple, incluindo o Spotify.

O endereço, que está no ar desde quarta-feira (29), é outra resposta ao Spotify e à pré-candidata à presidência dos Estados Unidos, a democrata Elizabeth Warren, que acusaram a Apple de favorecer seus próprios aplicativos em vez de aplicativos de terceiros. A Maçã, inclusive, perdeu um caso na Suprema Corte envolvendo concorrência na App Store.

Os desenvolvedores de aplicativos que criaram ferramentas para controlar o vício em dispositivos e o tempo de tela afirmaram recentemente que acreditavam que a Apple estava direcionando seus aplicativos para serem removidos da loja porque competem com o Screen Time, um recurso introduzido recentemente no iOS. A Apple enfrenta uma queixa antitruste da União Europeia decorrente desse episódio.

Continua após a publicidade

Na época, a Apple informou em comunicado que as remoções estavam relacionadas à privacidade e segurança, e disse que os desenvolvedores usavam mal o software da empresa destinado a outros usos.

“Todos os desenvolvedores têm a oportunidade de ter uma rejeição revisada pelo conselho de revisão de aplicativos. E a equipe da App Review faz cerca de mil chamadas por semana para desenvolvedores para ajudá-los a diagnosticar e resolver quaisquer problemas que levaram à rejeição para que eles possam colocar seus aplicativos na App Store", dizia o comunicado.

Os desenvolvedores de aplicativos também reclamaram das taxas de 15% a 30% que a Apple cobra pelos pagamentos processados ​​pela App Store. “Como qualquer mercado justo, os desenvolvedores decidem o que querem cobrar de um conjunto de níveis de preços. Apenas coletamos uma comissão quando um bem ou serviço digital é entregue por meio de um aplicativo”, argumentou a Maçã.

O site diz, também, que 40% dos aplicativos são rejeitados por semana através do processo de aprovação da Apple, que depende de revisores humanos, principalmente devido a erros de software e preocupações com privacidade. A página listou uma série de aplicativos disponíveis na App Store que a Apple diz que competem com seus próprios aplicativos, como Music, Notes e FaceTime.

Continua após a publicidade

A página foi postada uma semana antes de a companhia hospedar milhares de desenvolvedores para sua conferência anual em San Jose. A Apple disse que, no ano passado, os desenvolvedores fizeram US$ 120 bilhões (R$ 476 bilhões) em sua plataforma.

Fonte: CNBC