Publicidade

Apple é processada por seu site não respeitar lei a favor da deficiência visual

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Apple

A Apple está sendo processada pela sua maior característica: o design. Um processo registrado no último domingo em Nova York diz que o site da Maçã viola o Título III do Americans With Disabilities Act, uma lei de direitos civis sobre a discriminação contra a deficiência.

A pessoa responsável pelo processo é Himelda Mendez, cega, que usa um leitor de tela capaz de traduzir textos de sites em palavras faladas ou ainda em Braille. Segundo dados da Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos, há cerca de 7,3 milhões de pessoas com 16 anos ou mais que apresentam alguma deficiência visual no país.

A documentação relata que o código do site da Apple não conta com atributos de texto alternativos para que leitores de tela façam as descrições, contando ainda que as páginas possuem links vazios sem texto, o que confunde os softwares de leitura e as pessoas que querem ler.

"Para que um software de leitura de tela funcione corretamente, a informação em um site precisa ser capaz de ser transformada em texto. Se o conteúdo de um site não é capaz disso, pessoas cegas e deficientes visuais são incapazes de acessar o mesmo conteúdo disponível a usuários com visão", diz a denúncia.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em 2008, uma organização de padrões da web, a W3C, publicou a versão 2.0 de suas diretrizes para que os sites pudessem ser utilizados por pessoas com deficiência. Portanto, segundo a denúncia, a discrminação da Apple seria intencional.

A Apple foi contatada pela imprensa internacional, mas ainda não emitiu comunicado em resposta.

Fonte: The Register