Amazon cancela pedidos de consumidores que aproveitaram os cupons cumulativos

Amazon cancela pedidos de consumidores que aproveitaram os cupons cumulativos

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Janeiro de 2022 às 10h53
Christian Wiediger/Unsplash

Consumidores que fizeram compras com cupons cumulativos da Amazon na quarta-feira (26) alegaram ter suas compras canceladas. Relatos enviados ao Canaltech mostram que a varejista informou por e-mail que os pedidos foram encerrados.

Não está claro qual o critério da Amazon para o cancelamento de pedidos, já que alguns compradores que aproveitaram a possível falha afirmam já ter recebido as encomendas. A confusão rendeu à Amazon uma notificação do Procon-SP, que solicitou esclarecimentos quanto aos cupons cumulativos noticiados pela imprensa.

No e-mail, a Amazon esclarece que a soma de cupons não está em conformidade com os Termos e Condições da oferta. A empresa menciona um cupom específico que garantia até R$ 15 de benefício máximo, não podia ser combinada com outras promoções, não podia ser solicitada mais de uma vez em um único pedido e só era aplicável para a primeira compra de uma conta.

“Houve uma inconsistência no processamento do seu pedido que gerou um desconto superior ao ofertado e descrito nos Termos e Condições e, por este motivo, seu(s) pedido(s) realizados nesta promoção foram cancelados”, informa o e-mail, segundo um print enviado ao Canaltech.

Em seguida, a Amazon pede desculpas “por qualquer inconveniente que isto possa causar” e, em compensação, oferece um vale-presente de R$ 15 numa futura compra na loja online. O valor será aplicado automaticamente no próximo pedido.

Reação no Twitter

Rapidamente, consumidores descontentes com o cancelamento começaram a se manifestar contra a Amazon na internet. A hashtag #AmazonNoProcon já acumula mais de 23 mil citações em publicações.

Se aproveitou, verifique seu e-mail

Se você foi um dos consumidores que aproveitou o acumulo de cupons na Amazon e seu pedido ainda está pendente, verifique no seu e-mail se há alguma atualização por parte da empresa — olhe a caixa de spam, também. Vale conferir o status da compra também direto na seção "Meus pedidos" no site da Amazon.

Era um problema no site, afirma Amazon

Em um comunicado recente, a Amazon esclarece que os cupons cumulativos eram um problema do site de compras e, devido à violação dos Termos e Condições da oferta, os pedidos precisavam ser cancelados. Confira a seguir o posicionamento da empresa na íntegra:

Houve um problema em nosso site que foi rapidamente corrigido. Conforme os Termos e Condições da oferta, a promoção concedia um desconto não cumulativo de R$ 15 na primeira compra efetuada no site. Após a identificação do problema, foram cancelados os pedidos que não haviam sido enviados e que estavam em desacordo aos Termos e Condições. A oferta de desconto de R$ 15 foi mantida aos clientes que tiveram seus pedidos cancelados por meio da concessão de um vale-compras no mesmo valor. Lamentamos qualquer inconveniente causado.

Atualização - 28/01 - 12:20: foi incluído na notícia o posicionamento oficial da Amazon quanto aos pedidos cancelados.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.