Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aeroporto de Guarulhos é o primeiro do mundo a oferecer Wi-Fi 6 com OpenRoaming

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Maio de 2021 às 19h00

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, estreou junto à Wireless Broadband Alliance (WBA), associação internacional que supervisiona o funcionamento padronizado de alta qualidade em da tecnologia Wi-Fi, uma nova facilidade para quem usa sua estrutura de rede para se conectar à internet. O anúncio foi realizado na terça-feira (18), e o Terminal 3 foi o escolhido para oferecer a primeira rede Wi-Fi 6 em todo o mundo a operar com o sistema OpenRoaming em um aeroporto.

O padrão oferece a viajantes, funcionários aeroportuários e outros usuários uma maneira rápida e segura de se conectar a redes públicas. O que diferencia a tecnologia OpenRoaming é o fato de ela utilizar um login e senha únicos para todas as empresas que apoiam o padrão — ou seja, não será mais preciso lidar com vários cadastros e credenciais para acessar a internet em diferentes pontos de uma viagem.

O Wi-Fi 6 tem como vantagem em relação à geração anterior a otimização na velocidade, no número de dispositivos sem fio conectados simultaneamente e na segurança. Baseado no 802.11ax, com canais de até 160 MHz, a tecnologia pode proporcionar velocidades até três vezes maiores do que o 802.11. Projetado para uso nas bandas de 2,4 e 5 GHz e na nova banda de 6 GHz, o Wi-Fi 6 também oferece latência ultrabaixa e maior eficiência em locais com número massivo de usuários ativos ao mesmo tempo, a exemplo de aeroportos e estádios.

Continua após a publicidade

A estrutura que opera no Aeroporto Internacional de São Paulo e oferece até quatro horas de acesso gratuito foi desenvolvida pela Boingo e entrou em operação em outubro de 2020. A implementação do novo padrão acontece em parceria com a Cisco, que fornece pontos de acesso, controladores e switches Cisco Catalyst à infraestrutura.

Facilidades para viajantes e funcionários

A princípio, o OpenRoaming só poderá ser utilizado por quem possui “os mais modernos Samsung Galaxy”, cuja lista de modelos compatíveis não foi divulgada. Segundo o CEO do GRU, Gustavo Figueiredo, a tecnologia associada ao Wi-Fi 6 oferece ao aeroporto mais movimentado da América Latina uma conectividade mais confiável e segura, tanto para passageiros quanto para os funcionários de operação — aos quais a Samsung forneceu dispositivos habilitados com chipsets da Broadcom.

A expectativa é que as novas tecnologias tornem mais prazerosa a experiência de viajantes, que poderão assistir a vídeos e jogar online, enquanto esperam seus voos, sem falhas de conectividade. Consumidores e lojistas também devem aproveitar as melhorias, como nos caixas de pagamento ou durante a realização de tarefas administrativas, por exemplo.

Continua após a publicidade

Embora o anúncio tenha acontecido nesta quinta, não ficou claro quando a novidade será disponibilizada para todos.

Fonte: Aeroporto de Guarulhos