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Adobe anuncia ferramentas para empresas terem sucesso no metaverso

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Março de 2022 às 17h42

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Reprodução/Adobe
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A Adobe anunciou uma série de inovações e investimentos para ajudar empresas e marcas a terem mais sucesso no metaverso durante a Adobe Summit 2022. Um das novidades é a integração entre a Creative Cloud e a Experience Cloud para entregar soluções de criação e personalização de conteúdos 3D para companhias de vários setores.

Serão adicionadas também ferramentas de compras de realidade aumentada (RA) e um manual para ajudar empreendedores a desenvolver soluções no metaverso. Algumas marcas famosas, como Coca-Cola, Epic Games, Nascar e NVIDIA, já aderiram de forma colaborativa ao projeto.

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Estão previstas também a integração da Experience Cloud com as ferramentas Adobe Commerce, Adobe Experience Manager, Adobe Analytics e Adobe Target. Isso deve trazer mais possibilidades de criação de conteúdo, efeitos e recursos para o portfólio de aplicativos da suíte da Creative Cloud.

"À medida que a web evolui, haverá uma demanda maior do que nunca por experiências imersivas orientadas por dados que incluem e-commerce, funcionalidade multiusuário e a capacidade de possuir e exportar versões personalizadas de sua identidade e bens em mundos virtuais. A Adobe Experience Cloud será parte integrante dos esforços das marcas para criar experiências personalizadas e imersivas como essas", explica o presidente de Negócios de Experiência Digital da Adobe, Anil Chakravarthy.

Ferramentas para o metaverso

Na parte de criação, a Adobe pretende entregar soluções imersivas, como jogos, comércio interativo e experiências educacionais. A ideia é associar trabalhos de design tridimensional com fotografia virtual em ferramentas como o Substance Stager, Substance 3D e Aero. Para ajudar na venda de produtos, serão criadas vitrines digitais, integração entre nuvens diferentes e produtos físicos ou virtuais no metaverso.

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Outro aspecto interessante da proposta da Adobe é a portabilidade de identidades e posses virtuais. As marcas precisarão desenvolver experiências personalizadas para seus clientes e isso pode ser bem complicado no primeiro momento. Com ferramentas próprias, seria possível facilitar a criação de avatares, acessórios, itens de vestuário, produtos e outros ativos digitais para uso nos mundos virtuais.

Já o manual do metaverso, chamado Metaverse Playbook, servirá para capacitar agências e marcas na adaptação às novas demandas de design no ambiente 3D. O documento deve orientar a criação de produtos e peças de marketing exclusivamente focadas no público da realidade virtual, algo que será crucial no futuro.

Ainda em 2022, a Adobe promete expandir o portfólio de soluções 3D com a Substance 3D Collection — Substance 3D Stager, Painter, Sampler, Designer e 3D Asset Library — e um novo aplicativo Substance 3D Modeler. Essas ferramentas são usadas em vários games, como Fortnite, Roblox, Halo e Flight Simulator, e em filmes e séries, como Duna, Mandalorian e Blade Runner 2049.

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O metaverso é um conjunto de vários ambientes digitais interconectados para oferecer uma reprodução virtual de situações cotidianas do mundo físico, como trabalho, diversão, compras e relaxamento. A respeitada consultoria Gartner estimou que 25% das pessoas passará ao menos 1 hora por dia no metaverso até 2026, dado que mostra como a indústria deve crescer nesse segmento nos próximos anos.

Fonte: Adobe