Salto da estratosfera é recriado por meio de uma animação feita com LEGO. Veja!

Por Redação | 15.10.2012 às 11:47

Ontem (14), o paraquedista austríaco Felix Baumgartner quebrou nada mais nada menos do que três novos recordes mundiais ao realizar um salto diretamente da estratosfera.

Ao pular de uma altura de quase 40 mil metros da superfície terrestre, ele conseguiu entrar para a história como o passageiro do voo de balão tripulado mais alto da história, o paraquedista a realizar a queda livre de maior altitude, e atingir as maiores velocidade durante a queda.

A queda livre do austríaco foi de quatro minutos e 19 segundos, o que não permitiu que ele batesse o recorde mundial nesta modalidade, que é de quatro minutos e 36 segundos.

Alguns fatores como a temperatura e altitude influenciam a velocidade do som, mas mesmo assim ele conseguiu superar essa marca durante os 40 primeiros segundos de queda livre. Nesse período, Felix atingiu 1.342 km/h, o que representa 372,78 metros por segundo.

Um quarto recorde também foi batido - dessa vez, na internet e sem que Felix pensasse nele. Mais de 8 milhões de pessoas acompanharam, via streaming de vídeo, o seu salto por meio do YouTube. Esta foi a primeira vez que a plataforma transmitiu imagens para tantas pessoas ao mesmo tempo, ao vivo.

Apesar de ter sido finalizado com sucesso, o salto não foi tão tranquilo assim. Segundo informações da AbcNews, em alguns momentos o paraquedista achou que iria perder a consciência. "Não senti isso (a quebra da barreira do som). Estava muito ocupado mantendo o controle. Não tenho ideia se voei através da barreira".

Outro imprevisto aconteceu com o sistema de aquecimento do traje que ele usou durante o salto. A luz indicava que ele estava funcionando normalmente, mas Felix não sentia o calor esperado. Confira abaixo o vídeo do salto do austríaco.

E, como não podia deixar de ser, os geeks já fizeram a sua própria versão desse acontecimento histórico. Eles recriaram toda a cena da preparação e do salto utilizando LEGO! O vídeo foi ao ar ainda ontem, mesmo dia em que Felix 'se jogou' da estratosfera. Confira abaixo o resultado dessa versão.