Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Workspaces | Microsoft Edge ganha recurso que facilita trabalhos colaborativos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Outubro de 2022 às 10h15

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O Microsoft Edge tornará o acesso a abas de uso rotineiro bem mais fácil. Uma nova ferramenta chamada Workspaces, apresentada de forma oficial nesta semana, permitirá criar “ambientes de trabalho” diferentes dentro do navegador para dar início rápido a tarefas importantes.

Basicamente, os Workspaces funcionarão como grandes grupos de abas fixos no Edge: usuários poderão adicionar e remover guias a vontade, bem como escolher um nome e uma cor para identificar o agrupamento. Para acessar o conjunto de páginas, basta clicar sobre o atalho criado para ele.

Continua após a publicidade

Segundo a Microsoft, todos os Workspaces poderão ser “compartilhados com um único link”, mas não está claro como isso vai funcionar. A ideia é permitir que colegas de trabalho enviem conjuntos completos de páginas e documentos a partir de um endereço só, dispensando a compilação enorme lista de URLs e arquivos num e-mail ou mensagem.

Agilizando colaboração de equipes

Além disso, toda a colaboração é compartilhada em tempo real. Se um usuário convidado para o Workspace acessa uma das abas, seu ícone de perfil aparecerá na guia em questão, indicando que trabalho está em andamento naquela seção.

Os Workspaces do Microsoft Edge são compatíveis com as funções tradicionais do navegador, então utilizá-los não implicará em abrir mão de conveniências. Favoritos, histórico e a disposição de guias na vertical estarão disponíveis como sempre.

Continua após a publicidade

Diferente de um agrupamento de guias tradicional, os Workspaces do Edge tentarão ser mais robustos — o que é uma vantagem para quem usa o navegador a trabalho, por exemplo. Agrupar abas não é uma novidade, mas permitir que esses conjuntos sejam reabertos e compartilhados com poucos cliques, sim.

Disponibilidade

Os testes com os Workspaces do Edge acontecem há algum tempo e, segundo a Microsoft, um teste público está disponível para organizações a partir desta semana. A funcionalidade está contida na versão 106 do navegador, mas só pode ser habilitada por administradores de redes empresariais.

O lançamento definitivo da ferramenta está previsto para algum momento de 2023.