Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem que denunciou esquema de espionagem dos EUA pede asilo político à Rússia

Por| 01 de Julho de 2013 às 20h03

Link copiado!

Homem que denunciou esquema de espionagem dos EUA pede asilo político à Rússia
Homem que denunciou esquema de espionagem dos EUA pede asilo político à Rússia

O presidente do Equador deixou bem claro que a situação de Edward Snowden era "complicada" e que o asilo no país precisava ser analisado cuidadosamente. Agora, o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) resolveu pedir asilo político na Rússia.

O cônsul russo Kim Shevchenko foi quem divulgou a informação à agência de notícias AFP. "Às 22h30 (15h30 de Brasília) de ontem (30), a cidadã britânica Sarah Harrison se apresentou no serviço consular do aeroporto Sheremetievo e entregou um pedido de asilo político de Snowden", disse Shevchenko.

Sarah Harrison viajou com Snowden para ajudá-lo a conseguir asilo e se manter seguro após as denúncias de espionagem realizadas contra o governo norte-americano. Na verdade, Harrison já é conhecida no mundo da web por fazer parte da equipe de defesa legal do WikiLeaks desde 2010. Ela é considerada pela mídia como uma das conselheiras mais próximas de Julian Assange.

O responsável pela divulgação de documentos secretos que revelaram ao mundo o esquema de espionagem PRISM deixou Hong Kong no dia 23 de junho e seguiu para Moscou, Rússia. A ideia era que Snowden embarcasse para Cuba na segunda-feira seguinte, porém isso não aconteceu. Desde então, ele permanece na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

Continua após a publicidade

Muitos apostaram suas fichas na possibilidade de Snowden conseguir asilo no Equador, mas no último domingo (30) o presidente Rafael Correa reafirmou que só poderia analisar o pedido de asilo quando o ex-funcionário da NSA chegasse ao Equador ou em alguma embaixada do país.

"Esta é a decisão das autoridades russas. Ele não tem um passaporte. Eu não conheço as leis russas, eu não sei se ele pode deixar o aeroporto, mas eu entendo que ele não pode. Neste momento ele está sob os cuidados das autoridades russas. Se ele chegar a uma embaixada equatoriana, nós vamos analisar o seu pedido de asilo", disse Correa à agência de notícias AP.

Por outro lado, as autoridades russas negaram as alegações de que Snowden estava no país e sob seu controle. Eles dizem que, uma vez que ele não passou pela alfândega, permanece na zona de trânsito do aeroporto, que não é considerado oficialmente como território russo.