Publicidade
WikiLeaks

WikiLeaks

Fundação

2006

O WikiLeaks é uma organização de mídia multinacional e biblioteca associada, sem fins lucrativos, fundada pelo australiano Julian Assange, em 2006. A entidade é responsável pela análise e publicação de documentos confidenciais, como imagens e outros materiais envolvendo governos e empresas. Os assuntos principais abrangem registros de guerras, espionagem e corrupção.

De acordo com a instituição, o WikiLeaks já publicou mais de 10 milhões de documentos e análises. Dessa forma, permite que o público conheça fatos sigilosos sobre questões delicadas, que também abrangem assuntos de segurança nacional e internacional. Graças ao apoio de entidades, veículos de comunicação e do público, a organização se mantém resistente a todas as tentativas de censura.

Desde o início, o WikiLeaks e seus membros vêm recebendo importantes prêmios em todo o mundo, como o The Economist New Media Award (2008), The Martha Gellhorn Prize for Journalism (2011), The Voltaire Award for Free Speech (2011) e o The Brazillian Press Association Human Rights Award (2013). Além disso, a organização já recebeu indicações para o Prêmio Mandela da ONU e para o Prêmio Nobel da Paz.

Financiado por seu editor, suas vendas de publicações e pelo público que presta suporte, o WikiLeaks é descrito por Assange como “uma biblioteca gigante dos documentos mais perseguidos do planeta”.