WikiLeaks

"We open governments"

O WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo australiano Julian Assange, em 2006. A organização é responsável pela publicação de documentos, imagens e materiais confidenciais envolvendo governos e empresas, principalmente no que se refere a guerras, espionagem e corrupção.

De acordo com a organização, o WikiLeaks já publicou mais de 10 milhões de documentos e análises, permitindo que o público conheça fatos sigilosos sobre questões delicadas. Graças ao apoio de entidades, veículos de comunicação e do público, a organização se mantém resistente a todas as tentativas de censura.

Desde o início, o WikiLeaks e seus membros vêm recebendo importantes prêmios em todo o mundo, como o The Economist New Media Award (2008), The Martha Gellhorn Prize for Journalism (2011), The Voltaire Award for Free Speech (2011) e o The Brazillian Press Association Human Rights Award (2013). Além disso, a organização já recebeu indicações para o Prêmio Mandela da ONU e para o Prêmio Nobel da Paz.