Como acelerar sua Internet?

Por Redação

Não há nada mais decepcionante e irritante para um internauta do que utilizar uma conexão de internet lenta e instável. Isso desperdiça tempo, transforma uma simples reprodução de vídeos em algo torturante e aumenta consideravelmente seu nível de estresse, caso precise entregar algum trabalho ou projeto rapidamente. Por isso, nós, do Canaltech, elaboramos algumas dicas preciosas e simples para lhe ajudar a ter uma conexão mais rápida.

1. Verifique a real velocidade que você está recebendo de sua operadora de banda larga

Talvez o problema não seja em seu computador ou na sua infraestrutura, mas na sua operadora de banda larga que não está fornecendo a velocidade que você contratou. Para realizar a verificação, utilize um desktop ou notebook. Caso utilize um roteador, desconecte o cabo principal de conexão e coloque-o diretamente em seu computador. Agora é hora de medir a velocidade de sua internet.

Acesse o teste de medição de banda larga da Copel Telecom, desenvolvido pela Ookla e realize a medição de sua banda larga.

Teste de velocidade de internet

Caso a velocidade não seja a contratada, você deverá ligar para sua operadora e solicitar mais informações. Por outro lado, a velocidade informada no teste de medição pode estar exatamente como você contratou. Assim, realize o teste novamente com o cabo no roteador. Se existir uma variação considerável na conexão, o problema poderá estar relacionado com seu roteador.

2. Reinicie a conexão

Antes de tomar providências, tente reiniciar sua conexão. Vários erros de rede armazenados podem diminuir a velocidade de sua navegação. Se você mantém sua conexão ligada durante o dia todo, reiniciá-la pode ser uma solução simples e eficiente.

3. Abra poucas abas em seu navegador

Priorize apenas uma atividade ao navegar pela internet. Várias abas abertas ao mesmo tempo, às vezes, utiliza parte de sua conexão de forma desnecessária. Essa dica também vale para a utilização de mais de um navegador ao mesmo tempo.

Abas no navegador

4. Atenção com os programas em segundo plano

Um dos vilões que podem estar 'roubando' a velocidade de sua conexão são os programas que estão sendo executados em segundo plano. Talvez você não saiba, mas seu computador pode ter programas ou aplicativos desnecessários sendo executados. Isso pode ferir sua conexão, visto que tais programas podem utilizar de sua conexão para se manterem atualizados.

Para gerenciar estes programas e desabilitá-los, basta acessar o gerenciador de tarefas de seu computador. Pressione Ctrl+Alt+Delete e clique em "Gerenciador de tarefas". Na aba "Processos", verifique os programas que estão sendo executados.

Gerenciador de tarefas

Caso queira finalizar algum programa, selecione-o e clique no canto inferior direito em "Finalizar tarefa".

5. Realize uma limpeza em seu navegador

Manter seu browser eficiente é um dos principais aliados para aumentar a velocidade de sua conexão com a internet. Por isso elimine cookies, históricos e arquivos temporários existentes. Para essa tarefa, recomendamos a utilização do software Ccleaner.

Ccleaner

6. Remova extensões e plugins desnecessários

Principalmente no Google Chrome, as extensões têm facilitado as atividades de diversos usuários. No entanto, é preciso ter um certo cuidado ao utilizá-las. É possível que um plugin ou extensão esteja ativado em seu browser e consumindo sua banda larga sem que você o utilize. Portanto, é aconselhável realizar uma verificação e desativar todas as extensões desnecessárias em seu navegador.

Extensões Google Chrome

7. Utilize gerenciadores de downloads

Se você realiza um número considerável de downloads, ter um gerenciador para manter um controle sobre os arquivos baixados é uma ideia muito útil. Desta forma você terá acesso a todas as informações para gerenciar melhor o fluxo de dados utilizados para realizar os downloads. O Free Download Manager e o FlashGet são ótimas alternativas.

Free Download Manager

8. Verificação de vírus e malwares

Um dos principais motivos para sua conexão estar instável ou lenta são os malwares. Pequenos arquivos maliciosos podem estar infiltrados em seu computador, dificultando o pleno funcionamento do mesmo. Assim, o indicado é que o usuário utilize um bom antivírus em seu computador para rastrear qualquer vestígio de vírus na máquina.

Além de se manter seguro ao navegar na internet, você poderá ter uma bela surpresa ao notar que a velocidade de sua rede melhorou consideravelmente.

9. Assistir vídeos em baixa resolução

Se você utiliza a internet para assistir vídeos, também é possível melhorar o desempenho de sua conexão com uma simples sugestão. No YouTube é possível alterar a resolução em cada vídeo que você assistir.

No canto inferior direito do vídeo, clique no ícone da engrenagem e escolha a qualidade que desejar. Recomendamos que utilize a menor possível para evitar travamentos comuns em uma conexão lenta.

Vídeo YouTube

10. Em uma conexão Wi-Fi, diminua a distância do roteador para seu computador

Caso você utilize uma conexão Wi-Fi, tente diminuir ao máximo a distância de seu computador para o roteador. Visto que há a possibilidade de existir vários pontos de interferência no ambiente, utilizar seu notebook, dispositivo móvel ou até mesmo seu desktop perto do roteador pode acelerar consideravelmente a velocidade de sua internet.

Colocar em prática algumas destas dicas poderão ajudar você a conseguir um desempenho superior de sua internet. Há outras possibilidades para se conseguir isso, como a escolha do DNS que abordamos neste artigo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.