Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rede 5G "pura" chega em Fortaleza, Natal e Recife

Por| Editado por Claudio Yuge | 05 de Setembro de 2022 às 17h20

Link copiado!

Freepik
Freepik

A Anatel anunciou nesta segunda-feira (5) que Fortaleza, Natal e Recife serão as próximas capitais a receberem o 5G puro, ativado a partir de hoje. A decisão foi publicada após o Grupo de Acompanhamento da Implantalão das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) ter permitido que as novas antenas passem a operar na faixa de 3,5 Ghz.

Segundo a agência, quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar interferências. Conforme um comunicado da Anatel, os Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a agência do governo já adiou a data do uso do 5G na faixa 3,5 Ghz para 28 de outubro nas demais capitais, seguindo sugestão do Gaispi. O novo prazo final para a habilitação da rede de quinta geração é dia 27 de novembro. As capitais Aracaju, Belém, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Macapá, Maceió, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Teresina e São Luís, ainda precisam ter suas faixas liberadas.

Segundo o contrato, a decisão ainda inclui que Claro, TIM e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas em Recife (PE), 33 em Natal (RN) e 102 em Fortaleza (CE), até o dia 28 de novembro. As três capitais nordestinas se juntarão ao grupo que possui o 5G Standalone (ou puro), são elas: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e mais.

É importante lembrar que a conectividade só está disponível para dispositivos compatíveis com a rede.

Fonte: Tudo Celular