10 sites para você aprender a desenhar

Por Douglas Ciriaco
photo_camera M. C. Escher

A web trouxe inúmeras facilidades para a nossa vida, especialmente quando se fala em ensino e educação. Atualmente, é possível ter contato com inúmeros conteúdos distintos na internet, inclusive com cursos e tutoriais disponíveis gratuitamente em diversos sites.

Se você quer aprender a programar, por exemplo, vai encontrar recursos para isso. Se você quer aprender a desenhar, também vai. Nós preparamos uma lista com várias páginas nas quais é possível ter contato com este tipo de material. Aqui estarão dicas para quem está começando e também para quem quer aprimorar a sua técnica.

E o melhor de tudo é que os conteúdos são oferecidos gratuitamente. Então, se você é um entusiasta do papel e caneta para fins de desenho, não deixe de conferir a nossa lista. Fique de olho!

1. About.com

Cursos de desenho online

O About.com é um grande repositório de cursos e dicas sobre as mais variadas áreas, de culinária à jardinagem, passando por economia, estilo, tecnologia e turismo. No meio desse bolo todo há uma seção dedicada exclusivamente ao aprendizado de técnicas de desenho.

São vários artigos ensinando você sobre inúmeras formas distintas de usar o lápis, então é só navegar pelas inúmeras categorias — que incluem dicas mais básicas para quem está começando, mas também técnicas avançadas para quem já domina a arte do desenho — e escolher aquela que mais cabe a você.

2. Daiana Oliveira (YouTube)

Cursos de desenho online

A desenhista brasileira Daiana Oliveira mantém um canal no YouTube com dezenas de tutoriais para você aprender a desenhar. São vários vídeos nos quais ela ensina técnicas passo a passo para quem está começando a desenhar, formando, assim, um verdadeiro curso de desenho online e gratuito.

Além disso, há outros vídeos com dicas mais específicas para quem quer aprimorar a sua técnica. Quem quiser também pode ver exibições com dicas inéditas da artista, bem como acompanhar o seu trabalho por meio das imagens que ela veicula em seu canal. Sem dúvida, o espaço é um lugar imperdível para quem quer aprender a desenhar.

3. Desenhando com Magno Brasil (YouTube)

Cursos de desenho online

O professor e desenhista brasileiro Magno Brasil também mantém um canal bastante prolífico no YouTube. No espaço, o artista dá inúmeras dicas para quem quer aprender a desenhar no estilo cartoon e mangá, com vídeos específicos para diferentes partes do corpo e estilos de personagem.

O canal conta com dezenas de vídeos e milhares de visualizações e, assim como o espaço de Daiana Oliveira, também está repleto de materiais em língua portuguesa. Sem dúvida, especialmente por se tratar de conteúdo em vídeo, o idioma torna tudo ainda mais acessível.

4. Desenho Online

Cursos de desenho online

O Desenho Online é um espaço para os interessados em desenho no mais amplo sentido do termo. Nele, você encontra cursos online para aprender a desenhar, mas também fica antenado nas últimas novidades sobre este tipo de arte. Além disso, confere diversas dicas para aplicar em suas criações.

O site ainda promove cursos de desenhos, oferece uma ótima galeria com trabalhos de artistas de várias partes do mundo e tem uma seção exclusiva na qual você aprende a desenhar personagens famosos. Em suma, é um espaço obrigatório, totalmente em português, para quem quer aprender a desenhar.

5. DragoArt.com

Cursos de desenho online

Apesar de não estar em português, o DragoArt.com é um dos espaços mais completos quando o assunto é aprender a desenhar na web. Ele oferece inúmeros tutoriais e dicas e organiza tudo em várias categorias, algo bem interessante tanto para quem está começando quanto para desenhistas com alguma experiência.

As dicas aqui ensinam a desenhar desde personagens específicos a armas, monstros, pessoas, animais, pedras preciosas e muito, mas muito mais. Ao acessar esta página, você está diante de um banco de dados riquíssimo e cheio de opções, um lugar em que os amantes das ilustrações se sentirão em casa.

6. DrawingCoach.com

Cursos de desenho online

Apesar de não estar tão cheio de recursos como o DragoArt.com, o DrawingCoach.com conta com inúmeros tutoriais para que você domine diferentes técnicas de desenho. Ele organiza tudo em categorias, o que facilita o acesso a esses conteúdos, e oferece coisas diferentes por aqui.

Isso quer dizer que você vai encontrar dicas, das simples às avançadas, e verdadeiros cursos completos de desenho. Um contratempo aqui é o idioma, pois as técnicas são descritas em texto e ter um conhecimento básico de inglês pode ser essencial para aproveitar bem tudo o que ele oferece.

7. Drawing Now

Cursos de desenho online

Da mesma forma que os principais nomes do gênero listados neste artigo, o Drawing Now também conta com dicas e tutoriais de diferentes técnicas de desenho. Nele, é possível navegar pelo menu e vasculhar o site em busca de dicas para graffiti, desenhos abstratos, carros, mangás, cartoons e muito mais.

O serviço ainda conta com aplicativo para dispositivos móveis (Android e iOS), ou seja, você pode continuar estudando as técnicas que escolheu mesmo quando não estiver diante do seu computador. Tablets e smartphones também podem servir como sala de aula para quem quer aprender a desenhar.

8. Drawspace

Cursos de desenho online

Se formos tratar em termos de apelo visual, o Drawspace é o melhor de todos os nomes desta lista. Nesta página, você encontra um conteúdo amplo oferecido da melhor maneira possível, em uma página muito bonita, fácil de ser interpretada e que chama a atenção pela organização.

Nele, é possível encontrar dicas e tutoriais criados por artistas de várias partes do mundo — são quase 400 tarefas diferentes para você resolver e aprender a desenhar durante o processo. Isso inclui dicas para quem está dando os primeiros passos e também para quem já está com a mão calejada de tanto segurar o lápis.

9. LearnToDraw.com

Cursos de desenho online

Dos fundamentos mais básicos aos detalhes mais avançados, o LearToDraw.com é um espaço rico e altamente indicado para quem quer aprender a desenhar. Aqui também estão dicas e tutoriais para quem quer aprender técnicas específicas ou conceitos mais amplos sobre o desenho.

Fazer caricaturas, reproduzir imagens de celebridades no papel ou ainda aprender a criar detalhes do corpo humano com o lápis, por exemplo, são algumas das opções que você encontra por aqui. O site está todo em inglês (ou seja, é importante ter alguma noção do idioma) e oferece todo o seu conteúdo gratuitamente.

10. Portal Cursos

Cursos de desenho online

Por fim, a última dica é o Portal Cursos, espaço repleto de conteúdos em português sobre os mais variados temas. Uma dessas áreas é a do desenho, então você encontra aqui dezenas de lições para aprender a desenhar no estilo mangá. Da introdução ao avançado, aqui estão nada menos do que 40 “aulas” para você dominar esta técnica.

Cada uma dessas lições está repleta de detalhes e explicações, algo essencial para aprender mais rapidamente. Vale ressaltar que os conteúdos estão todos em português, outra característica valiosa do Portal Cursos para quem não sabe ler em inglês e mesmo assim quer aprender a desenhar.

Depois destas indicações valiosas, fica a pergunta: você conhece algum outro site que oferece cursos de desenho online? É bem provável que sim. Então, compartilhe a sua dica com o mundo escrevendo sobre ela aqui embaixo, na caixa dos comentários.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.