5 aplicativos para estudar e aprender inglês

Por Douglas Ciriaco

Não importa se você utiliza Android ou iOS: há uma série de aplicativos que podem te ajudar no aprendizado de outro idioma, em especial do inglês. Desenvolvedores criaram apps com finalidades diferentes, alguns mais focados na captação da parte escrita da língua estrangeira, outros com foco na pronúncia, mas todos com grande potencial para ajudar.

Selecionamos algumas dessas ferramentas que podem ser de grande utilidade como apoio para outros métodos que você já utiliza para aprender a falar inglês. Veja abaixo nossas dicas para Android e para iOS.

1. Duolingo

Apps para aprender inglês

Provavelmente o principal nome do gênero na atualidade, o Duolingo apresenta uma interface moderna e um jeito bastante interativo para incentivar o aprendizado. Como em um jogo de RPG, aqui você acumula pontos de experiência conforme conclui tarefas e módulos, e assim vai subindo de nível. É possível fazer testes de equivalência para avaliar as suas capacidades e avançar rapidamente para um nível em que as tarefas exigem mais de você de acordo com o seu conhecimento. Ele ainda conta com lembretes para você não se esquecer de estudar e também permite a definição de metas pessoais diárias.

2. Voxy

Apps para aprender inglês

Contando com apoio interativo de professores capacitados, o Voxy é uma ferramenta com cara de curso de idiomas que você pode acessar pelo seu smartphone. Ele oferece um esquema de proficiência certificado, ou seja, você pode testar suas capacidades para encontrar um nível de aprendizado de acordo com a sua capacidade. Os professores podem ser consultados via web, com auxílio de webcam e tudo mais, e o curso também é dividido em módulos temáticos, o que facilita não só o aprendizado, mas também a revisão de todo o conteúdo aprendido.

3. Busuu

Apps para aprender inglês

Acessível tanto do smartphone e do tablet quanto da web, o Busuu também desponta como um dos grandes nomes quando se fala em serviços para o estudo de outros idiomas. Traduzido para o português, o aplicativo conta com um método de aprendizado certificado, ou seja, você não vai perder seu tempo com algo que não funciona. Além do inglês, ele oferece inúmeros outros idiomas para os falantes de português, tem um grande apelo visual e pode ser um excelente apoio para reforçar outros métodos que você já usa para aprender outro idioma.

4. Babbel

Apps para aprender inglês

Mais uma opção para quem quer aprender inglês tanto no PC quanto em dispositivos portáteis. O Babbel conta com 15 milhões de usuários espalhados pelo mundo e tem foco na escrita, leitura e conversação. Assim, você fica craque no idioma estrangeiro não somente para escrever ou ler, mas também para ouvir tudo. Para facilitar ainda mais, é você quem determina o seu ritmo de leitura, assim consegue estudar de acordo com as suas possibilidades, sejam técnicas ou de tempo livre.

5. LinguaLeo

Apps para aprender inglês

Muita gente aprendeu inglês (ou quase isso) jogando videogame. Então, nada mais justo do que um serviço de aprendizado que tenha exatamente essa pegada. É o caso do LinguaLeo, método utilizado por mais de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo e que pretende oferecer um jeito diferente e divertido de estudar. Ele se adapta ao seu nível de conhecimento, o que significa que se você já tem alguma prática no idioma estrangeiro, não vai precisar começar dos primeiros passos. Além disso, o serviço oferece planos de estudo personalizados, algo que torna tudo ainda mais simples na hora de aprender e de praticar.

Acha que faltou algum aplicativo nesta lista? Ajude os demais leitores compartilhando sua dica nos comentários abaixo.