10 dicas e truques do YouTube para iniciantes

Por Joyce Macedo

É difícil encontrar alguém que não conheça o YouTube. O famoso site de streaming de vídeos está presente na vida de muitas pessoas e familiarizar-se com a forma como ele funciona não é uma tarefa muito complicada. No entanto, existem maneiras de melhorar sua experiência no site.

A primeira dica é criar sua própria conta de usuário no YouTube. Mesmo que você não tenha a intenção de se tornar um youtuber famoso ou sequer enviar um vídeo qualquer para a plataforma, saiba que existem vantagens interessantes ao usar o serviço logado com sua conta. Para começar, você pode dizer se gostou ou não de um vídeo, deixar comentários a seu respeito, criar playlists com seus clipes favoritos, entre outras coisas.

Veja mais algumas dicas de como tirar melhor proveito do YouTube.

1. Organize seus vídeos prediletos

Depois de criar sua conta no YouTube e realizar o login no site, você pode começar a utilizar o serviço para adicionar vídeos à sua lista de favoritos ou compilar vídeos em playlists – uma ótima forma de criar compilações de videoclipes das suas bandas prediletas, por exemplo.

Para fazer isso, navegue até o vídeo em questão e clique no botão "Adicionar a", que fica logo abaixo do vídeo. Em seguida, escolha no menu que será aberto o local onde deseja salvar o link. Você pode escolher entre playlists criadas automaticamente pelo YouTube ou então criar playlists personalizadas de acordo com suas preferências (Música, Vlogs, Tecnologia, entre outros).

Playlists YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

Os vídeos salvos poderão ser acessados novamente por meio do menu do YouTube, localizado no canto superior esquerdo do site e indicado pelo ícone dos três traços horizontais. Ao abrir uma playlist específica, você também poderá alterar suas configurações de privacidade:

  • Particular: pode ser visto apenas por você e pelos usuários que selecionar
  • Não listada: não será listada nos resultados de pesquisa do YouTube, mas qualquer um que tenha o link poderá visualizá-lo
  • Pública: qualquer pessoa pode vê-la
Playlists YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

2. Compartilhe

O YouTube oferece diversas opções de compartilhamento de vídeos para que você envie para outras pessoas seu conteúdo predileto. Você também pode compartilhar vídeos na sua timeline do Facebook, Twitter, Google+, Blogger, Tumblr, LinkedIn, Pinterest, entre diversas outras plataformas.

Também é possível incorporar o código de um vídeo ao seu site ou simplesmente enviar o conteúdo por e-mail. Todas essas opções aparecem na parte inferior do vídeo, logo abaixo do nome do canal. Clique em "Compartilhar" para ver todas as formas de compartilhamento disponíveis.

Compartilhamento YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

3. Monitore o desempenho dos seus vídeos

Se você optar por fazer uploads de vídeos para exibição pública, você pode querer saber como ele está se saindo e que tipo de pessoa está assistindo seu conteúdo.

O YouTube possui uma ferramenta chamada Analytics que permite monitorar seu canal e vídeos específicos por meio de métricas e relatórios atualizados. Entre os dados disponíveis em cada relatório estão informações como número de visualizações, fontes de tráfego, informações demográficas, entre outras.

Você pode acessar o YouTube Analytics diretamente pelo link youtube.com/analytics ou então fazer login em sua conta do YouTube e clicar na seta ao lado de "Enviar vídeos", na parte superior da página, depois clicar em "Analytics". Por fim, use o menu à esquerda para acessar os diferentes relatórios.

YouTube Analytics

Imagem: Captura de tela / Canaltech

4. Faça inscrições

Uma boa dica para melhorar sua experiência no YouTube é realizar algumas inscrições. Elas permitem que você acompanhe o conteúdo de seu interesse e receber atualizações sempre que um determinado canal postar um novo vídeo. Isso pode ser ótimo para acompanhar todas as novidades das bandas que você mais gosta, ou então todas as novidades do Canaltech, por exemplo.

Assim como os demais recursos citados até agora, para inscrever-se em um canal é preciso estar logado no YouTube. Em seguida, basta clicar no botão "Inscrever-se", localizado logo abaixo do nome de um usuário ou canal.

Inscrição YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

Para gerenciar as configurações de suas inscrições, basta clicar na opção “Gerenciar inscrições”, localizado no final do menu do YouTube no canto superior esquerdo do site. Clique no ícone de engrenagem que fica ao lado do nome do canal desejado para configurar notificações, atualizações, entre outras preferências.

5. Visite o seu canal

Ainda no menu principal do YouTube, clique na opção "Meu Canal" para ver o seu próprio canal, que é composto pelas suas playlists, atividades no YouTube e vídeos upados na plataforma. Todos os itens desta página são editáveis, permitindo que você crie uma homepage personalizada para que as pessoas inscritas no seu canal, ou aqueles que apenas o visitam, possam visualizar.

Meu Canal YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

6. Baixe vídeos do YouTube

Teoricamente, não é possível fazer o download de vídeos de outras pessoas no YouTube. Porém, como existe um aplicativo para tudo neste mundo, com os downloads do YouTube não é diferente. Aqui no Canaltech nós já demos uma dica de como baixar vídeos dos principais canais da internet.

7. Desabilite a reprodução automática

O YouTube possui um recurso chamado "reprodução automática" que visa facilitar a vida dos usuários na hora de escolher o próximo vídeo que deve assistir. Depois de assistir a um vídeo do YouTube em seu computador, você já deve ter reparado que uma contagem regressiva de 10 segundos surge na tela e, em seguida, outro vídeo relacionado é reproduzido automaticamente com base em seu histórico de exibições.

Se você não gosta destas sugestões e prefere escolher manualmente o que vai assistir em seguida, basta procurar pelo botão ativar/desativar reprodução automática que aparece na página do vídeo. O recurso permanecerá desativado até que você o ative novamente.

Reprodução automática YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

8. Use atalhos para navegar

Os atalhos de teclado podem ser realmente úteis na hora de navegar no YouTube, principalmente durante a reprodução de vídeos. Confira algumas dicas de atalhos que você pode utilizar:

  • K: pausar ou reproduzir
  • J: rebobinar 10 segundos
  • L: avançar 10 segundos
  • M: silenciar
  • Shift + >: aumentar a velocidade de reprodução
  • Shift + <: diminuir a velocidade de reprodução
  • F: acionar o modo Tela Cheia
  • Esc: sair do modo Tela Cheia
  • Home: voltar ao início do vídeo
  • End: ir até o final do vídeo

9. Mantenha suas atividades privadas

Após realizar o login no YouTube, clique na sua foto que estará localizada no canto superior direito da tela e, em seguida, clique no ícone de engrenagem para acessar as configurações da sua conta. No menu que aparecerá no lado esquerdo, selecione a opção "Privacidade"; aqui será possível definir se você deseja manter suas inscrições, vídeos que gostou e playlists privadas ou abertas ao público.

Privacidade YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

10. Busque palavras-chave apenas nos títulos dos vídeos

Ao digitar uma palavra-chave na barra de pesquisas do YouTube, nem sempre você encontra aquilo que deseja. Isso porque, por padrão, os resultados apresentados no mecanismo de busca da plataforma são baseados em títulos de vídeos, tags e descrição.

Uma dica para encontrar vídeos mais específicos por meio de uma palavra contida em seu título é usar o comando "allintitle:" antes da palavra-chave desejada. Exemplo: "allintitle: canaltech news".

Pesquisa títulos YouTube

Imagem: Captura de tela / Canaltech

Dicas extras

Se você já está se sentindo familiarizado o suficiente com o YouTube, provavelmente vai gostar dessas duas dicas extras para aproveitar melhor a plataforma de streaming de vídeos:

Crie GIFs a partir de qualquer vídeo do YouTube

Isso mesmo, você pode transformar um trecho de qualquer vídeo disponível no YouTube em um GIF animado. Tudo o que você precisa fazer é adicionar a palavra "gif" (sem aspas) antes da palavra "youtube" na barra de endereço com o link do vídeo desejado (mudando de “youtube.com” para “gifyoutube.com”).

GIF YouTube

Este comando vai te levar para a página de um serviço de terceiros, onde será possível escolher o momento de início, a duração, o título e o subtítulo do GIF. Você também poderá compartilhar o GIF criado diretamente no Instagram, Twitter, Facebook, enviar via e-mail, embutir no seu site, criar um link para ele, entre outras opções de compartilhamento.

Outra forma de criar seus GIFs é ir até o site gifyoutube.com e, em seguida, colar o link para o vídeo do YouTube que você quer transformar em GIF. Siga todos os passos indicados.

Assista vídeos enquanto navega na web

Extensões para navegadores podem ser realmente úteis. Um bom exemplo disso é a "Floating YouTube", uma extensão para o Google Chrome que mantém um miniplayer do YouTube flutuando em cima de todas as janelas que você está usando, permitindo que você assista o vídeo desejado enquanto faz outras atividades na web.

Floating YouTube

Agora que você está fera no YouTube, não deixe de se inscrever no nosso canal para acompanhar as novidades. Todos os dias postamos um vídeo novo; confira ;)

Fonte: TechRadar

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.