Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5G e IoT vão elevar a competitividade do país no cenário global, diz ministro

Por| 03 de Outubro de 2017 às 15h39

Link copiado!

5G e IoT vão elevar a competitividade do país no cenário global, diz ministro
5G e IoT vão elevar a competitividade do país no cenário global, diz ministro

Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, está confiante quando o assunto é Brasil e novas tecnologias. Segundo ele, o desenvolvimento nacional de tecnologias como o 5G está em sintonia com os de outros países do mundo, garantindo um lugar ao sol para o Brasil no cenário competitivo internacional para o setor de TICs e telecom. 

E a notícia é animadora: se continuar nesse ritmo, é possível que a tecnologia seja implementada simultaneamente no Brasil e nos países da Europa.

Kassab participou da abertura do Futurecom, que ocorre nesta semana em São Paulo e reúne representantes do governo, operadoras e provedores de internet e especialistas. Nesta terça (3), aliás, foi apresentado o estudo para o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) no evento. 

Para o ministro, a telefonia de quinta geração e o Plano de Internet das Coisas demonstram que o Brasil se prepara para competir, em pé de igualdade, com outros mercados em nível internacional. Ele destacou ainda projetos como o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e o objetivo de ampliar o acesso à banda larga no país.

Continua após a publicidade

O presidente Michel Temer também estava presente na abertura do evento, e ressaltou que ao planejar o desenvolvimento destes setores, o Brasil "se prepara para o futuro". Além do SGDC e dos novos projetos, também entrou em pauta a interface entre os setores de comunicações e tecnologia, a exemplo do desligamento do sinal analógico de TV. 

Já o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pontuou aspectos da recuperação econômica do Brasil e mencionou o papel futuro dos setores de tecnologia e Internet das Coisas para intensificar o desenvolvimento. Para o presidente do Futurecom, Laudalio Veiga, o Plano de IoT cria condições para "movimentar toda a cadeia de tecnologia e telecomunicações".