Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MusicLM | IA que cria música a partir de texto já pode ser testada

Por| 10 de Maio de 2023 às 14h58

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Anunciada em janeiro de 2023, a inteligência artificial generativa MusicLM já está com a lista de espera aberta para interessados. A novidade foi anunciada durante a abertura do Google I/O 2023 nesta quarta-feira (10).

Segundo o Google, basta escrever algo como “jazz sentimental para um jantar” e o MusicLM entrega duas versões de uma canção. “Você pode escutar ambas e dar um troféu para a faixa que gostar mais, o que vai ajudar a aprimorar o modelo”, registra a companhia em seu blog oficial.

Como testar o MusicLM

Continua após a publicidade

Para testar o MusicLM, é preciso acessar o AI Test Kitchen (g.co/aitestkitchen) e fazer login com a sua conta Google. A partir disso, é possível selecionar o MusicLM e solicitar sua inclusão na lista de espera. Feito isso, é preciso aguardar para ser contemplado com a chance de experimentar a IA geradora de música do Google.

Questões éticas

Quando anunciada em janeiro, a MusicLM já despertou questionamentos a respeito do material usado como base para treinar o mecanismo e a possibilidade de apropriação indébita de conteúdos feitos por outras pessoas.

Na época, os pesquisadores do Google falavam sobre “a necessidade de mais trabalho futuro para lidar com esses riscos associados à geração de música”. Agora, a empresa afirma trabalhar com músicos a fim de entender “como essa tecnologia pode empoderar o processo criativo”, apesar de não deixar muito claro como lidará com essa questão do ponto de vista ético e jurídico.