Publicidade

Senta direito! Inteligência artificial ajuda a consertar a postura no computador

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Lily Ge/Unsplash
Lily Ge/Unsplash

Manter uma boa postura diante do computador não é fácil. Quem passa horas sentado sabe como é difícil não escorregar para a temida posição de “tartaruga”, com o pescoço e ombros projetados para frente. Esse hábito, comum entre estudantes, gamers e profissionais de escritório, pode gerar dores crônicas e até problemas sérios na coluna. Agora, uma solução digital promete mudar esse cenário: o Pose Nudge usa inteligência artificial para corrigir sua postura em tempo real.

De acordo com estudos publicados em revistas como Nature e Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, o uso prolongado do computador está diretamente ligado a dores no pescoço, costas e ombros. Esses sintomas, conhecidos como distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, afetam principalmente quem passa longas jornadas sentado sem pausas, em cadeiras desconfortáveis ou sem ergonomia adequada para evitar complicações.

As pesquisas mostram que, após os 30 anos de idade, a chance de desenvolver dores crônicas aumenta se não houver atividade física regular e correções posturais ao longo do tempo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o Pose Nudge

O Pose Nudge (github.com/DDULDDUCK/pose-nudge) é um aplicativo open-source que utiliza a webcam do Mac para monitorar, em segundo plano, o ângulo do pescoço e o alinhamento dos ombros. A partir de uma foto de referência, o software analisa desvios em relação à postura correta e envia alertas em tempo real sempre que identifica inclinações ou curvaturas excessivas.

O app foi anunciado no Reddit pelo próprio criador:

"Como desenvolvedor e personal trainer certificado, sou bastante obcecado por postura e mecânica corporal adequadas. Mas, como todo mundo, ainda me pego curvado depois de horas programando. Meu pescoço estava começando a me matar com a clássica corcunda de desenvolvedor", relata.

Usuários relatam melhora perceptível após alguns dias, justamente pela vigilância constante. Ainda assim, especialistas recomendam associar o uso do app com alongamentos, pausas regulares e exercícios físicos — assim como consultas regulares a especialistas.

Vale destacar que, em alguns casos, a detecção pode falhar se a câmera não tiver um bom enquadramento (do rosto até a altura do peito). Mesmo assim, no geral, o sistema consegue identificar os erros mais comuns de postura, tornando-se uma ferramenta prática para quem deseja trabalhar ou estudar sem tanto desconforto e pensando no seu bem estar, no futuro.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | A IA VAI SUBSTITUIR OS MÉDICOS?

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Trends